quinta-feira, 28 de março de 2013

QUESTÕES DE HISTÓRIA 9º ANOS


E.E. ARLINDO DE ANDRADE GOMES

IZ CARLOS ARPINI

PROFESSOR: LU9º ANOS QUESTÕES PARA PROVA

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES REPÚBLICA VELHA COM GABARITO

1. (UFMS) – A propósito da chamada era de Vargas no Brasil, é correto afirmar que

1 no ano de 1932 surgiu no Estado de São Paulo um movimento, sob a denominação MMDC, cujos líderes Martins, Miragaia, Drausio e Camargo reuniram-se para apoiar o governo de Getúlio Vargas

2 o período de Vargas caracterizou-se, entre outros fatos políticos, por conflitos violentos travados entre dois grupos antagônicos: de um lado, os integralistas, simpatizantes dos ideais fascistas; e de outro, os comunistas, que pregavam a revolução e a ascensão ao poder das classes trabalhadoras.

8 em 1942, navios mercantes brasileiros foram afundados no Atlântico, fato que justificou a declaração de guerra formal do governo Vargas contra os países do Eixo.

16 um dos fatores que garantiu as bases democráticas do governo de Getúlio Vargas nessa fase de 1937 a 1945, foi a criação do DIP – Departamento de Imprensa e Propaganda.

Soma – (____)

 

02 - (Unicamp SP) – Em novembro de 1904, data da revolta, o trabalho de demolição das casas para abrir a avenida Central, executado por cerca de 1800 funcionários, terminara, e 16 dos novos edifícios estavam sendo construídos. O eixo central da nova avenida fora inaugurado em 7 de setembro em meio a grandes festas, já com serviços de bondes e iluminação elétrica. A derrubada de cerca de 640 prédios através da parte mais habitada da cidade, um corredor que ia da Prainha ao Passeio Público. Era como abrir o ventre da velha cidade.

(José Murilo de Cavalho, Os bestializados: O Rio de Janeiro e a República que não foi, SP, Cia das Letras, 1987. P. 93)

a) Que revolta corrida no Rio de Janeiro, está mencionada no texto?

b) Cite duas razões para eclosão dessa revolta.

 

03. (Unicamp-SP) – Após a proclamação da República, uma nova bandeira nacional foi criada para substituir a antiga bandeira di Império. O lema da nona bandeira era Ordem e Progresso.

a) Por que o governo republicano determinou que se substituísse a bandeira?

b) Explique por que, naquele momento, era importante para o governo republicano demonstrar sua preocupação com a ordem pública e seu compromisso com o progresso.

 

04. (Fuvest-SP). É possível defender a tese de que o café é um produto que ao mesmo tempo facilitou e dificultou o início da industrialização no Brasil. Argumente sobre essa tese

 

05. (Vunesp-SP)) Consulte os dados da tabela e responda:

ESCRAVOS IMPORTADOS DA ÁFRICA PARA O BRASIL

ANO Nº DE ESCRAVOS IMPORTADOS

1849____________________________54.000

1850____________________________23.000

1851_____________________________3.000

1852_______________________________700

 

a) O que se deve a diminuição do número de escravos a partir de 1850?

b) Dê uma conseqüência da diminuição de escravos.

 

06. (Fuvest-SP) A “Política dos Governadores” implementada pelo Presidente Campos Sales, constituiu-se em um dos pilares da República Velha, estendendo-se até 1930. Explique seu funcionamento.

 

07. (UFPA) As chamadas Questão Religiosa e Questão Militar, verificadas no acaso do Segundo Reinado, atuaram no sentido de apressar o advento da república. Relativamente à Questão Religiosa, assegura-se que:

A) os seus desdobramentos, na Europa, colocaram as monarquias católicas contra D. Pedro II, abalando seriamente o prestígio do Imperador.

B) o fechamento de inúmeras igrejas, no Pará e em Pernambuco, a mando do Imperador, produziu um grande número de opositores à monarquia dentre o clero brasileiro, que era apoiado pela maioria católica no país.

C) a questão em si tornava evidente a necessidade da separação entre Igreja e Estado no Brasil, precisamente como argumentavam os defensores da República.

D) a prisão dos bispos de Olinda e Belém levou os católicos radicais brasileiros a fundar o Clube da Reforma, associação que passou defender a república no Brasil.

E) os seus resultados, principalmente a expulsão da Maçonaria do Brasil, serviram para evidenciar o caráter absolutista da monarquia brasileira.

 

08. (MACKENZIE) - Sobre a participação dos militares na Proclamação da República é correto afirmar que:

A) o Partido Republicano foi influenciado pelos imigrantes anarquis¬tas a desenvolver a consciência política no seio do exército.

B) a proibição de debates políticos e militares pela imprensa, a influência das idéias de Augusto Comte e o descaso do Impe¬rador para com o exército favoreceram a derrubada do Império.

C) o descaso de membros do Partido Republicano, como Sena Madureira e Cunha Matos, em relação ao exército, expresso através da imprensa, levou os "casacas"a proclamar a Repúbli¬ca.

D) Gabinete do Visconde de Ouro Preto formalizou uma aliança pró-republicana com os militares positivistas no Baile da Ilha Fiscal.

E) aliança dos militares com a Igreja acirrou as divergências entre mili tares e republicanos, culminando na Questão Militar.

 

09. (UNIFENAS) - Republicanos civis e militares unem-se para derru¬bar a Monarquia, que cai em 1889. A República que então se ins¬tala,

I. assiste com o Marechal Deodoro, seu primeiro presidente, a práticas autoritárias de governo, entre as quais a dissolução do Congresso;

II. foi marcada pela intensa atuação dos cafeicultores de uma Constituinte voltada para os seus interesses;

III. permite a continuidade dessa união apesar das profundas dife¬renças entre civis e militares

IV. nasceu Velha, pois a economia era sobretudo agrícola, conti¬nuando as populações rurais na dependência das oligarquias;

V. passou, com a eleição de Prudente de Morais em 1894, a ser controlada pelos mineiros, controle que se prolonga até 1930.

São incorretas as afirmativas:

A) I, III e IV;

B) I e II;

C) I e IV;

D) III e IV;

E) IV. III e I.

 

10. (MACKENZIE) - A hegemonia política dos Estados economica¬mente fortes e populosos, São Paulo e Minas Gerais, durante a República Velha, foi viabilizada através:

A) do apoio de grupos militares vinculadas ao tenentismo.

B) da política dos governadores que, articulando os governos esta¬dual e federal, anulava totalmente a oposição.

C) de movimentos sociais populares de apoio ao Estado oligár¬quico.

D) da instituição do voto secreto e fim da representação propor¬cional.

E) da Constituição de 1891, que estabeleceu um Estado unitário e fortemente centralizado.

 

11. (PUC) A República criou uma cidadania precária, porque calcada na manutenção da iniqüidade das estruturas sociais – acentuou as distâncias entre as diversas regiões do país, cobrindo-as com a roupagem do federalismo difuso da política dos governadores ou dando à continuidade à geografia oligárquica do poder que desde o império, diluía o formalismo do Estado e das instituições.

(Saliba, Elias Thomé, Raízes do Riso: representação humorística na história brasileira; Belle Époque aos primeiros tempos do rádio. São Paulo, Cia das Letras, 2002. p.67) O fragmento do texto acima refere-se aos primeiros tempos da República no Brasil. É correto afirmar que implantação da República:

A) renovou as instituições políticas, ampliando o poder do Estado e dissolvendo os poderes locais.

B) alterou radicalmente a estrutura social do Império, devido à ascensão da burguesia e declínio da aristocracia.

C) introduziu um modelo federalista, que permitiu maior autonomia local e integração nacional.

D) manteve os desníveis sociais presentes no Império e não ofereceu ampliação significativa dos direitos de cidadania.

E) centralizou agudamente o poder nas mãos dos governadores, diminuindo as atribuições das instituições políticas e do Presidente da República.

 

12. (FGV-SP) O acerto do funding loan, entre o presidente Campos Sales e a Casa Rothschild, representou para a economia brasileira:

A) as condições necessárias para o primeiro investimento industrial do país.

B) uma reacomodação da dívida brasileira com os EUA, que permitiu subsidiar por mais alguns anos os cafeicultores paulistas.

C) um novo empréstimo e a suspensão da amortização do débito até 1911

D) o fim do ciclo de dependência em relação aos banqueiros ingleses, com o perdão da dívida e a amortização dos empréstimos até 1930.

E) uma política deflacionária que estabilizou o país pelas décadas seguintes.

 

2. a) - Revolta da Vacina, que significou uma reação das camadas populares da cidade do Rio de Janeiro à vacinação obrigatória determinada pelo governo.

b) - Reação a vacinação obrigatória, revolta das camadas populares que moravam próximo ao centro da cidade e estavam sendo prejudicadas com a reforma que remodelaram a cidade, abrindo avenidas e derrubando velhas construções

 

3. a) A nova bandeira simbolizava o novo regime, abolindo os símbolos monárquicos da bandeira anterior. A manutenção das cores verde e amarela, contudo passava a idéia de continuidade na vida política da nação e a frase confirmava a ideologia positivista do novo regime.

b) Na ideologia republicana, a monarquia era passado, o atraso;a República o progresso, o futuro. Dessa forma, a proclamação da República seria resultado da própria evolução da sociedade brasileira. Garantir a ordem era também uma preocupação primordial dos republicanos que assumiram o poder. Temia-se, com ou sem razão, uma reação monarquista.

O lema é de clara inspiração positivista, cuja a influência no Exército era marcante .como sabemos, a instituição foi um protagonista importante na queda da Monarquia, e os militares governaram o país na fase inicial do período republicano (República da Espada).

 

4. - Os capitais acumulados na atividade cafeeira foram aplicados na indústria. O café dinamizou o mercado interno, introduzindo a mão de obra assalariada do imigrante e modernizou os transportes e o sistema financeiro, ambos benéficos à indústria.

Todavia o Estado brasileiro era controlado pela aristocracia agrária e,por esta razão, não implementou uma política industrial para o país. Apesar do relativo desenvolvimento industrial ocorrido com a expansão cafeeira continuávamos ainda com uma economia essencialmente agroexportadora, os setores básicos da industrialização (química, siderurgia, etc) ainda não tinha se desenvolvido para que pudesse alavancar outras necessidades industriais. O sucesso do café sustenta a idéia que o Brasil é um país com vocação agrícola, a riqueza gerada pelo café garantia as divisas necessárias para o país. Portanto o café foi tanto impulsionador como limitador de nossa industrialização.

 

5. a) - em 1850, com a pressão inglesa, o Brasil decreta o fim do tráfico negreiro com a publicação da Lei Euzébio de Queiróz, diminuindo drasticamente o tráfico, como mostra a tabela.

b) - criou um grande problema de mão de obra para a agricultura brasileira , principalmente para a lavoura cafeeira, o problema foi atacado com a mão de obra dos imigrantes. Podemos dizer também que o preço do escravo ficou muito caro desencadeando uma busca maior por parte dos nossos “barões do café” pela mão de obra assalariada o que fazia parte do ideal republicano, vinculado por algumas classe da época.

 

6. - Consistia em uma aliança entre os governos estaduais e o governo federal. Esta aliança garantia o apoio do Senado e da Câmara dos Deputados ao governo federal. Em troca o governo federal dava todo apoio à oligarquia que estivesse no poder nos estados, inclusive impedindo a posse de depurados eleitos pela oposição usando a Comissão de Reconhecimento de Poder ou Comissão Verificadora. Nomeações, verbas, obras e demais medidas do governo federal só se faziam orientadas pelo interesse das oligarquias locais.

Por sua vez o poder estadual dependia do apoio dos coronéis (grandes fazendeiros) que controlavam os votos da região (coronelismo) isso era feito por meio de favores, ajuda econômica, laços de compadrio e emprego da violência além de fraude eleitora.

1) (UFS) - "...o chefe político lhes dava roupa, cachaça e uma papeleta de voto..." Ao texto pode-se associar, na evolução política brasileira, o

a) mercantilismo e a Colônia

b) encilhamento e o Império

c) centralismo e a Regência

d) coronelismo e a República Velha

e) caudilhismo e a República Nova

 

2) (UNIFENAS) - O objetivo da Coluna Prestes, que na década de 1920 percorreu milhares de quilômetros pelo Brasil, era:

a) combater o sistema oligárquico vigente;

b) apoiar a campanha civilista;

c) defender a ordem no governo Artur Bernardes;

d) promover a constitucionalização do País;

e) reagir contra a ditadura quase declarada do governo Artur Bernardes.

 

3) (UNESP)-A Semana de Arte Moderna de 1922, que reuniu em São Paulo escritores e artistas, foi um movimento:

a) influenciado pelo cinema internacional e pelas idéias propagadas nas Universidades de São Paulo e do Rio de Janeiro;

b) de renovação das formas de expressão com a introdução de modelos norte-americanos;

c) de contestação aos velhos padrões estéticos, as estruturas mentais tradicionais e um esforço de repensar a realidade brasileira;

d) desencadeado pelos regionalismos nordestinos e gaúcho, que defendiam os valores tradicionais;

e) de defesa do realismo e do naturalismo contra as velhas tendências românticas.

 

4) (FATEC) - O episódio de Canudos foi:

a) o resultado da introdução de tecnologia moderna e de forma capitalista no Nordeste, alterando sua tradicional estrutura latifundiária. Daí o caráter monarquista do movimento de Antônio Conselheiro;

b) um incidente diplomático em que se envolveram o Brasile a Argentina, devido à disputa fronteiriça de Canudos;

c) a revolta militar contra o governo de Prudente de Morais, ocorrida no Estado de São Paulo, em 1901, liderada por Antônio Conselheiro;

d) o escândalo financeiro provocado pelo ministro Bernardino de Campos, durante a presidência de Prudente de Morais;

e) a revolta ocorrida no sertão da Bahia, nos últimos anos do século XIX, em que os sertanejos, sob a liderança de Antônio Conselheiro, resistiram durante meses a várias expedições militares enviadas pelos governos estadual e federal;

 

 

5) (MACKENZIE) - Governadores de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro reuniram-se no Convênio de Taubaté, em 1906, tendo em vista:

a) impedir qualquer intervenção do Estado na economia cafeeira;

b) criar mecanismos que evitassem a queda do café, através da compra de estoques excedentes pelo governo com empréstimos externos;

c) evitar novos cultivos, reduzir financiamento, visando ajustar oferta e procura sem intervenção do governo;

d) atuar no mercado externo, reduzindo a concorrência de outros países produtores de café e expandindo o mercado interno;

e) defender uma política agrícola voltada para a policultura, rompendo com a dependência em relação ao café, nosso produto chave na balança de pagamentos.

 

6) (FUVEST) - Caracteriza o processo eleitoral durante a primeira República, em contraste com o vigente no Segundo Reinado:

a) a ausência de fraudes, com a instituição do voto secreto e a criação do Tribunal Superior Eleitoral;

b) a ausência de interferência das oligarquias regionais, ao se realizarem as eleições nos grandes centros urbanos;

c) o crescimento do número de eleitores, com a extinção do voto censitário e a extensão do direito do voto às mulheres;

d) a possibilidade de eleições distritais e a criação de novos partidos políticos para as eleições proporcionais;

e) a maior participação dos eleitores das áreas urbanas ao se abolir o voto censitário e se limitar aos alfabetizados

 

7)(UFS) - O Brasil a partir da primeira Guerra Mundial (1914/1918) e em decorrência de seus efeitos, sofreu diversas transformações, dentre elas:

a) o incremento da política de incentivo à produção de soja; b) o fim do monopólio estatal sobre as atividades extrativistas;

c) a aceleração do processo de industrialização no eixo São Paulo/Rio de Janeiro;

d) a eliminação das barreiras alfandegárias entre zona rural e zona urbana;

e) o aprofundamento do fenômeno da ruralização no eixo Norte/Nordeste.

 

8- (MACKENZIE) - Em 3 de outubro eclodiu a revolução de 1930, pondo fim à República Velha. Dentre as causas deste episódio histórico destacamos:

a) a vitória da oposição nas eleições e o temor de revanchismos nas oligarquias derrotadas;

b) a dissidência das oligarquias nas eleições de 1930, fortalecendo a Aliança Liberal, derrotada, contudo, pela fraude da máquina do governo;

c) o programa da Aliança Liberal não identificado com as classes médias urbanas;

d) a sólida situação econômica do núcleo cafeeiro no início

da década de trinta;

e) o apoio dos jovens militares, tenentistas, à política

oligárquica nos anos vinte.

 

A República Velha – Exercícios

Questões:

Nas questões de 01 a 05 utilize o código abaixo:

 

a) I, II e III são corretas

b) I, II e III são incorretas

c) I e II são corretas

d) I e III são corretas

e) II e III são corretas

 

01. (UFGO)

 

I. A suspensão dos alvarás que proibiam as manufaturas no Brasil permitiu que o país tivesse um considerável desenvolvimento industrial.

 

II. A pequena dimensão do mercado interno brasileiro e o baixo poder aquisitivo da população foi fatores que tolheram o desenvolvimento industrial brasileiro.

 

III. O grande momento no processo industrial brasileiro foi a II Guerra Mundial, quando se instaurou um sistema que significava mudança na estrutura da economia, principalmente em seu aspecto qualitativo.

02. (MACK)

 

I. As facções liberal e realista da época da independência brasileira conciliaram suas divergências para organizar e manter a unidade política do país.

 

II. Segundo alguns historiadores, Deodoro e Floriano desempenharam papel de simples substitutos do Poder Moderador, na mesma tradição centralizadora do Império, sem alterar as estruturas do país.

 

III. Os ressentimentos dos oficiais com a chamada Questão Militar, de 1884 – 1885, foram capitalizados em prol da causa republicana.

03. (UnB)

 

I. A principal característica da economia brasileira, segundo Celso Furtado, na primeira metade do século XX, é a emergência de um sistema cujo principal centro dinâmico é o mercado interno.

 

II. Ao desenvolvimento industrial brasileiro que sucede à prosperidade cafeeira, corresponde uma acentuada concentração regional de renda.

 

III. A integração do Nordeste à economia industrializada obedece a um planejamento prioritário que se iniciou no governo Vargas.

04. (PUCC)

I. A crescente procura de áreas favoráveis ao cultivo do café contribuiu para o povoamento da costa paulistana, em princípios do século XX.

 

II. O excesso de produção cafeeira agravou os problemas financeiros da República Velha.

 

III. A decadência do café nas regiões do Vale do Paraíba se iniciou a partir da queda da Bolsa em 1929.

05. (FUVEST)

I. O debate sucessório de 1910 se caracterizou pela reação às “candidaturas oficiais”.

 

II. As dissensões entre os grupos militares e oligarquia tradicional, que apoiaram a candidatura Hermes da Fonseca, culminaram na intranqüilidade política que caracterizou seu quadriênio.

 

III. O grupo mineiro do “Jardim da Infância” representou, no governo Afonso Pena, a reação ao “Bloco” de Pinheiro Machado.

 

06. (PUC) A Rebelião de Canudos foi fruto:

 

a) Do fanatismo religioso de populares sem condições econômicas de subsistência;

b) Do desejo de restaurar a monarquia portuguesa no Brasil;

c) Da conspiração de grupos conservadores;

d) Da organização de grupos de jagunços no sertão;

e) n.d.a.

07. (FMU) Rui Barbosa teve atuação destacada como ministro da Fazenda do Governo Provisório. Entre as medidas que implantou salienta-se:

 

a) Ampliação do crédito à lavoura, com indenização aos donos de escravos, em conseqüência da abolição;

b) Reforma do sistema de crédito, com incentivo ao setor industrial;

c) Política tarifária, estimulando a importação de bens de consumo interno;

d) Organização da legislação de sociedades anônimas, visando atrair investimentos estrangeiros no setor industrial.

 

 

08. (PUC) A base da economia brasileira durante a Primeira República foi o café e isto se deveu:

a) À mudança de regime político, à liberdade de ação dada aos proprietários pela Constituição e aos assalariados italianos;

 

b) Ao incentivo dado aos plantadores de café, á aceitação do nosso produto pela Inglaterra e à libertação dos escravos;

 

c) À decadência da industrialização, à Guerra de Secessão dos Estados Unidos e à decadência da mineração;

 

d) À qualidade das terras, ao clima favorável, à imigração européia e à aceitação do nosso produto no mercado externo.

 

e) n.d.a.

09. (PUC) O tenentismo constituiu um dos elementos básicos:

a) Da revolução brasileira de 1930;

b) Da guerra contra Rosas e Oribe;

c) Da guerra do Paraguai;

d) Da Questão Militar do II Reinado;

e) n.d.a.

10. (FACULDADES OBJETIVO) A partir da Revolução de 1930, desenvolveu-se definitivamente um novo setor na economia brasileira:

a) café

b) indústria urbana

c) indústria do açúcar

d) exportação

e) n.d.a.

 

 

Questões de história sobre a primeira guerra mundial

Simulado online de história com questões sobre a primeira guerra mundial para você se preparar para o vestibular ou até mesmo o exame do Enem. São questões de história sobre a primeira guerra mundial com resposta contida em um gabarito para que você possa conferir se acertou todas as questões de história.

1. Um dos fatores que contribuíram para o clima de tensão e rivalidade entre grandes potências europeias no século XX:
a) União das colônias
b) Fim da escravidão
c) Aumento dos produtos importados
d) Disputa das terras indígenas
e) Concorrência econômica

2. Buscava novos mercados para a venda de seus produtos durante a primeira guerra mundial, os países industrializados entravam em choque na disputa por colônias na África e na Ásia:
a) Disputa colonial
b) Guerra das colônias
c) Concorrência colonial
d) Paz armada nas colônias
e) Conflito das colônias

3. Durante a paz armada na primeira guerra mundial, o clima de tensão levou as grandes potências a firmarem:
a) Acordos econômicos
b) Tratados de aliança
c) Tratados de paz
d) Acordos de paz
e) Acordos religiosos

4. O estopim que detonou a primeira guerra mundial foi:
a) O aumento dos produtos industrializados
b) A crise econômica mundial
c) O Assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando
d) A invasão dos militares marroquinos na Itália
e) O expansionismo da Áustria
5. A marinha da Alemanha afundou navios de países denominados neutros, alegando que transportavam alimentos para inimigos, isso ocorreu na primeira guerra mundial e:
a) Na Primeira fase
b) Na Segunda fase
c) Na Terceira fase
d) No fim da guerra
e) Isso não ocorreu.

2 comentários:

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