domingo, 24 de março de 2013

EXERCICIOS DE FILOSOFIA 3ºANOS FAVOR ESTUDAR A INTERNET NÃO PARTICIPA DE PROVAS


CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 20, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

11. Na linguagem comum e mesmo na culta, segundo Boff (2003), ética e moral são sinônimas. Identificamos a ética com a moral pelo fato de terem as mesmas origens etimológicas. Mas a ética distingue-se da moral. Podemos afirmar que a origem etimológica de ética e moral é, respectivamente:
A) "ethos" e "mores", ambos com o significado de "morada humana" ou "modo de ser".
B) "ethos" e "pathos", ambos com o significado de "modo de ser" ou "costumes".
C) "mores" e "ethos", ambos com o significado de "morada humana" ou "modo de ser".
D) "mores" e "pathos", ambos com o significado de "costumes" ou "morada humana".

12. Podemos afirmar que a moral distingue-se da ética pelas seguintes características:
A) situa-se no plano teórico e reflexivo e pauta-se em princípios universais.
B) situa-se no plano das práticas sociais, sendo um fenômeno complexo e pauta-se em princípios universais.
C) situa-se no plano das práticas sociais, sendo um fenômeno particular e plural.
D) situa-se no plano teórico-reflexivo, sendo um fenômeno singular e plural.

13. A sociedade contemporânea defronta-se com acontecimentos como a intolerância étnica e situações de desigualdades e injustiças sociais crescentes, provenientes das contradições do capitalismo e do processo da globalização econômica, que demarcam a existência de uma crise paradigmática no campo da ciência e que interfere na política, na cultura, na educação e nas práticas sociais. Estamos saindo do século "das certezas" para o "das dúvidas", constituindo-se a ética uma das questões fundamentais de debate no contexto da pós-modernidade. É correto afirmar que a ética, na perspectiva pós-moderna, busca superar a moral:
A) tradicional do liberalismo econômico e político, que compreende a ética como ações de solidariedade entre pessoas e de comunicações simétricas entre os indivíduos.
B) tradicional do liberalismo econômico e político, que compreende a ética como exclusiva das vontades e do livre-arbítrio de cada indivíduo, constituindo-se a organização do sistema econômico-político-jurídico uma coisa "natural" e "neutra".
C) racionalista, abstrata e individualista, que considera a organização do sistema econômico-social numa perspectiva crítica e política.
D) racionalista, abstrata e individualista, que considera como referência ética a vida humana a ser produzida, reproduzida e desenvolvida em comunidade.

14. A Ética de Dussel, denominada Ética da Libertação, difere da ética Kantiana ao estabelecer como referência ética a(s):
A) idéia de liberdade, os valores e as virtudes humanas, afirmando a racionalidade e a vontade do ser humano.
B) necessidades concretas do ser humano, os valores e as virtudes humanas e o dever-ser dos indivíduos em sociedade.
C) eticidade, afirmando a vontade, o livre-arbítrio e o dever-ser dos indivíduos em sociedade.
D) necessidades concretas do ser humano e a eticidade, afirmando a possibilidade de ser dos indivíduos em sociedade.

15. Para Aranha e Martins (2002), assim como o mito e a ciência são modos de organização da experiência humana, a arte transforma a experiência vivida em objetos de conhecimento. Nesta perspectiva, a arte se constitui em uma forma de pensamento, sendo definida como conhecimento:
A) intuitivo do mundo, vinculado ao sentimento e à imaginação.
B) imaginativo do mundo, vinculado ao sentimento e aos discursos explicativos e conceituais.
C) racional do mundo, vinculado à emoção e à imaginação.
D) intuitivo do mundo, vinculado a discursos explicativos e a representações de signos abstratos e conceituais.

16. Marcuse e Adorno, teóricos da Escola de Frankfurt, analisam criticamente o fato dos bens culturais, concretizados em obras literárias, filosóficas e de artes, pela revolução tecnológicaindustrial, terem deixado de ser objetos de luxo, destinados a uma elite, e convertidos em bens de consumo de massa. Podemos afirmar que o significado de Indústria cultural é a forma:
A) de desenvolvimento da arte na sociedade capitalista, constituindo-se em processo concreto de democratização e de justiça social.
B) de disseminar, critica e democraticamente, a arte no mercado capitalista.
C) pela qual a produção artística e cultural é organizada no contexto das relações capitalistas de produção, lançada no mercado e por este consumida como mercadoria.
D) pela qual a produção artística e cultural é organizada no contexto das relações capitalistas de produção, superando a alienação e a divisão entre a cultura erudita e a cultura de massa.

17. As concepções de educação, na visão de Oliveira (2003) expressam uma visão de ser humano, de vida, de sociedade e de mundo. Educa-se que ser humano? Para que sociedade? Na educação brasileira, encontramos tendências pedagógicas tanto reprodutivistas quanto emancipadoras. A Pedagogia Nova, assim como a Pedagogia Tradicional são classificadas como reprodutivistas alienantes, mas se distinguem em seus pressupostos filosóficos e pedagógicos. Podemos afirmar que a Pedagogia Nova tem como concepção de ser humano e como diretrizes educacionais, respectivamente:
A) ser humano como indivíduo capaz de conhecer o real, mediante uma metodologia experimental. Educação centrada na criança e no desenvolvimento de sua capacidade cognitiva e emocional.
B) ser humano como ser racional, constituído por uma essência imutável. Educação centrada na criança e no desenvolvimento de sua capacidade cognitiva e social.
C) ser humano como projeto de seus atos, indivíduo único e situado no tempo e no espaço.
Educação centrada na criança e no desenvolvimento de suas potencialidades individuais.
D) ser humano compreendido como ser social, político e de práxis. Educação centrada na criança e no desenvolvimento de sua capacidade cognitiva e política.

18. Louis Althusser considera o Estado constituído por um Aparelho Repressivo do Estado (ARE) e por Aparelhos Ideológicos do Estado (AIE). A escola é um dos aparelhos ideológicos do Estado por que:
A) transmite o saber produzido pela classe dominante, tornando-se instrumento de manutenção do status quo e das relações sociais de produção.
B) reproduz a formação dos agentes responsáveis pela operacionalização do sistema de produção, visando à transformação do status quo e das relações de produção.
C) interage o saber da classe dominante com o saber da classe dominada como estratégia de manutenção do status quo e das relações de produção.
D) mantém a ideologia do Estado, visando à democratização do saber escolar e as relações de produção.

19. A educação brasileira, em função da globalização da economia, apresenta-se fortemente demarcada pelo ideário político e social neoliberal, sendo uma de suas características ter intenções progressistas com argumentos conservadores, configurando a educação como "qualidade total". É correto afirmar que o conceito de qualidade total na educação neoliberal objetiva:
A) introduzir, no sistema educacional, mecanismos do mercado, com ênfase na livre iniciativa no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem e na busca da descentralização administrativa.
B) estabelecer uma nova mentalidade empresarial, cuja característica é a flexibilidade e a autonomia gerencial, a ênfase no currículo e a busca pela descentralização administrativa.
C) introduzir no sistema educacional mecanismos do mercado, visando ao desenvolvimento de competências técnicas, éticas e políticas dos atores educacionais, mantendo a flexibilidade no processo de avaliação.
D) estabelecer uma nova mentalidade empresarial, cuja característica é a flexibilidade e a autonomia gerencial, a ênfase no controle e na avaliação e a busca da racionalização administrativa.

20. A educação multicultural crítica contrapõe-se à educação neoliberal, trazendo para debate na educação brasileira a questão da eqüidade. É correto afirmar, como características da educação multicultural crítica:
A) respeito à diferença cultural, vista a diversidade como constitutiva da natureza humana e fator de identidade nacional.
B) respeito à diversidade cultural e ao pluralismo de idéias de forma interacionista, democrática e solidária.
C) respeito à diferença cultural, formando harmonicamente o cidadão para a tolerância e para a solidariedade, ocultando os conflitos por fatores de classe, etnia e gênero.
D) respeito à diversidade cultural e ao pluralismo de idéias de forma hegemônica, democrática e solidária.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 21 A 30, ASSINALE A ALTERNATIVA QUE CONTÉM AS AFIRMATIVAS CORRETAS.

21. Sobre a atitude espontânea do senso comum e a ciência, podemos afirmar:
I- Enquanto no senso comum o homem busca os princípios lógicos que regem o pensamento coerente; a ciência afirma que, pela magia, o homem pode libertar-se do medo e das superstições.
II- O senso comum é subjetivo, isto é, exprime sentimentos e opiniões individuais e de grupo, variando de uma pessoa para outra, ou de um grupo para outro; o conhecimento científico é objetivo, isto é, procura as estruturas universais e necessárias das coisas investigadas.
III- O senso comum é, sim, uma "visão de mundo", fragmentária e, por vezes, até contraditória, mas a teoria científica é um sistema ordenado e coerente de proposições ou enunciados.
IV- O senso comum julga útil o que dá prestígio, fama, poder e riqueza e por isso todo conhecimento só será válido se considerarmos essas pretensões; a ciência "desconfia" da veracidade de nossas certezas, de nossa adesão imediata às coisas, da ausência de crítica e da falta de curiosidade.
As afirmativas corretas são apenas:
A) I, II e III.
B) II e III.
C) II, III e IV.
D) I e IV.

22. Acerca do começo histórico da Filosofia podemos dizer:
I- Os primeiros filósofos gregos surgiram por volta de fins do século VII a.C. e durante o século VI a.C. nas colônias gregas da Ásia Menor, na região da Jônia, e ficaram conhecidos como présocráticos.
II- A Filosofia surgiu como uma explicação da produção natural das coisas por elementos e causas naturais e impessoais.
III- A invenção da política grega introduziu três aspectos novos: a idéia da lei, o surgimento de um espaço público e a estimulação de um pensamento e um discurso público. Isto foi decisivo para o começo histórico da Filosofia.
IV- A tese do "milagre grego" queria dizer que a Filosofia surgiu de forma planejada, onde os gregos utilizaram métodos sistemáticos de reflexão.
As afirmativas corretas são, apenas:
A) I, II e III.
B) II e III.
C) II, III e IV.
D) I e IV.

23. O Grande Racionalismo Clássico, na Filosofia Moderna, ficou conhecido porque:
I- Descartes, ao analisar o processo pelo qual a razão atinge a verdade, usa o recurso da dúvida metódica.
II- Descartes afirmou que a verdade, além de ser verdade de fato e de ser obtida pela indução e por experimentação, deve ter como critério sua eficácia ou utilidade.
III- através do seu Racionalismo, Descartes tornou famosa toda a sua Escola com a célebre proposição: "a existência precede a essência".
IV- Descartes introduziu uma grande modificação no pensamento moderno, segundo a qual o conhecimento verdadeiro é puramente intelectual e parte das idéias inatas.
As afirmativas corretas são, apenas:
A) I, II e III.
B) II e III.
C) II, III e IV.
D) I e IV.

24. Sobre o empirismo inglês, podemos afirmar que:
I- Segundo Locke, há duas espécies de conhecimentos: conhecimento aparente (mundo sensível) e conhecimento verdadeiro (mundo inteligível). Essa dualidade ficou conhecida, em Filosofia, pelo nome de "revolução copernicana".
II- Nossos conhecimentos começam com a experiência dos sentidos, isto é, com as sensações.
III- Locke é o iniciador da Teoria do Conhecimento propriamente dita, porque se propõe a analisar cada uma das formas de conhecimento que possuímos.
IV- Segundo Locke, há pelo menos três tipos de idéias: as idéias inatas, que são verdadeiras, as idéias adventícias, que são falsas, e as idéias fictícias, que são as nossas fantasias.
As afirmativas corretas são apenas:
A) I, II e III.
B) II e III.
C) II, III e IV.
D) I e IV.

25. Sobre o Idealismo Filosófico, podemos afirmar:
I- O Idealismo afirma que todo conhecimento emana do objeto, pois toda idéia só será verdadeira à medida que corresponde ao que as coisas realmente são e ao modo como elas são.
II- Doutrina filosófica que, na sua aproximação da realidade, coloca em primeiro lugar o modo como se processa o conhecimento na consciência de quem conhece e somente em segundo lugar a realidade que é conhecida.
III- Doutrina filosófica que afirma que somente podemos conhecer com certeza nossas idéias, ou seja, o mundo interior da nossa consciência, o mundo da subjetividade.
IV- O conhecimento tem sua origem na experiência dos sentidos. Somente posso conhecer através das minhas sensações.
As afirmativas corretas são apenas:
A) I, II e III.
B) II e III.
C) II, III e IV.
D) I e IV.

26. Segundo a dialética Idealista de Hegel, podemos afirmar:
I- O movimento da dialética se faz em três etapas: tese (afirmação), antítese (negação) e a síntese (negação da negação).
II- O mundo material é anterior ao espírito e este deriva dele.
III- O movimento é a propriedade fundamental da matéria e existe independente da consciência.
IV- O mundo é a manifestação da Idéia, "o real é racional e o racional é real".
As afirmativas corretas são apenas:
A) I, II e III.
B) II e III.
C) II, III e IV.
D) I e IV.

27. Sobre o Materialismo Dialético de Karl Marx está certo dizer:
I- O materialismo parte do princípio de que o mundo e as suas leis são incognoscíveis.
II- A dialética olha a natureza como um estado de movimento e transformação perpétuos, de renovação e desenvolvimento incessantes, em que sempre nasce e desenvolve-se qualquer coisa, desagrega-se e desaparece qualquer coisa.
III- O materialismo filosófico parte do princípio de que o mundo, pela natureza, é material, que o múltiplo fenômeno do universo são os diferentes aspectos da matéria em movimento.
IV- Ao contrário da Metafísica, a dialética olha a natureza como um todo unido, coerente, e, os objetos, os fenômenos, estão ligados organicamente entre si, dependem uns dos outros e condicionam-se reciprocamente.
As afirmativas corretas são apenas:
A) I, II e III.
B) II e III.
C) II, III e IV.
D) I e IV.

28. Sobre Filosofia Política, podemos dizer que:
I- Nicolau MAQUIAVEL recusa a figura do bom governo, encarnada no príncipe virtuoso, portador das virtudes cristãs. O príncipe precisa ter virtu, mas esta é propriamente política, referindo-se às qualidades do dirigente para tomar e manter o poder, mesmo que para isso deva usar a violência, a mentira, a astúcia e a força.
II- Para Jean-Jacques ROUSSEAU, o soberano é o governante, entendido como vontade geral, pessoa moral coletiva livre e que defende a propriedade privada; os governados se submetem às leis e à autoridade do governante e, como súditos, jamais exercem a cidadania.
III- John LOCKE desenvolve uma teoria socialista que desmistificou a política liberal. Para ele, as relações fundamentais de toda sociedade humana são as relações de produção, que correspondem a um certo estágio das forças produtivas.
IV- Para Thomas HOBBES, quando os interesses egoístas predominam, cada um se torna um lobo para o outro (homo homini lupus). As disputas provocam a guerra de todos contra todos (bellum omnium contra omnes), com graves prejuízos para a indústria, a agricultura, a navegação, o desenvolvimento da ciência e o conforto de todos.
As afirmativas corretas são apenas:
A) I, II e III.
B) II e III.
C) II, III e IV.
D) I e IV.



29. Sobre a razão instrumental, podemos dizer:
I- Segundo os frankfurtianos, a razão instrumental nasce quando o sujeito do conhecimento toma a decisão de que conhecer é dominar e controlar a Natureza e os seres humanos.
II- Na medida em que a razão se torna instrumental, a ciência vai deixando de ser uma forma de acesso aos conhecimentos verdadeiros, para tornar-se um instrumento de dominação, poder e exploração.
III- A noção de razão instrumental nos permite compreender que as idéias de progresso técnico e neutralidade científica pertencem ao campo da ideologia cientificista.
IV- A razão instrumental também foi designada com a expressão razão iluminista, pelos frankfurtianos Weber e Althusser.
As afirmativas corretas são apenas:
A) I, II e III.
B) II e III.
C) II, III e IV.
D) I e IV.

30. Que aspectos constituem a ideologia da ciência na sociedade contemporânea?
I- Sob o aspecto do cientificismo e da ilusão da neutralidade, a ciência pode e deve conhecer tudo desinteressadamente.
II- Crença no progresso e na evolução dos conhecimentos que, um dia, explicarão totalmente a realidade e permitirão manipulá-la tecnicamente, sem limites para a ação humana.
III- Crença na ciência como se fosse magia e poderio ilimitado sobre as coisas e os homens.
IV- Sob o aspecto de que o conhecimento científico procura as estruturas universais e necessárias das coisas investigadas, por isso a ciência aspira à objetividade.
As afirmativas corretas são apenas:
A) I, II e III.
B) II e III.
C) II, III e IV.
D) I e IV.

1) Ao estudarmos sobre os VALORES vimos que diante de pessoas, coisas e situações, estamos constantemente fazendo avaliações. Mostre conhecimento relacionando as colunas.
Valor
Juízo de realidade
Juízo de valor
( ) Aquilo que se pensa. Esta caneta é bonita.
( ) algo determinado pela interação entre o sujeito e o objeto.
( ) É aquilo que é o concreto. Ex: esta caneta é preta,

A) 3,2,1
B)1,2,3
C) 3,1,2
D) 2,3,1
E) 2,1,3


2)Relacione as colunas.
Moral
Sujeito moral
Ética
( )É aquele que age bem ou mal na medida em que acata ou transgride as regras morais admitidas em determinada época ou por um grupo de pessoas.
( ) Conjunto de regras que determinam o comportamento dos indivíduos em um grupo social é universal.
( )É a reflexão sobre as noções e princípios que fundamentam a vida moral, é a minha prática é individual.

A)B,A,C
B)A,B,C
C)C,B,A
D)A,C,B
E)C,A,B


3)Falando de caráter histórico e social da moral marque a opção que o conceitua.
A)O comportamento moral varia de acordo com o tempo e lugar conforme as exigências das condições nas quais as pessoas organizam-se ao estabelecerem as formas de relacionamento e as práticas de trabalho.
B)A moral não muda.
C)A moral é um conjunto de regras e deve ser seguida hoje e sempre.
D)Todas
E)Nenhuma.

4) Estudando A liberdade do sujeito moral a prendemos que A moral ao mesmo tempo que é um conjunto de regras de como deve ser o comportamento dos indivíduos de um grupo, é também a livre e consciente aceitação das normas.O ato só é moral se passar pela aceitação pessoal da norma.Marque a opção que corresponde a liberdade do sujeito moral.
A) Para que você seja um adulto independente existe a regra de ter que estudar, porém você ainda não assimilou tal importância e só o faz pressionado por seus pais ou professores.
B) Você como aluno conhecendo as regra de ter que estudar o faz sem o controle dos seus pais ou professores.
C) Você conhece as regras tem consciência de sua importância, porém em determinadas situações olha para os lados e se ninguém estiver lhe vendo age contrario a regra.
D)Todas as alternativas.
E)Nenhuma

5)Estudamos no tópico Desejo e Vontade que o que caracteriza o agir humano é a capacidade de antecipação ideal do desejo a ser alcançado. Por isso o ato moral é um ato voluntário, ou seja, um ato de vontade que decide realizar o fim proposto. Relacione as colunas.
1) Agir humano
2) Desejo
3)Vontade
4) Seguir o impulso do desejo
( )O que o caracteriza é a capacidade de antecipação ideal do resultado a ser alcançado.
( )Não resulta de uma escolha, porque surge em nós com toda a sua força e exigência de realização.
( )Consiste no poder de reflexão que antecede a realização ou não do desejo.
( )É a negação da moral e da possibilidade de qual quer vida em sociedade.

A)1,3,2,4
B)2,1,4,3
C)1,2,3,4
D)4,3,2,1
E)3,2,4,1



EXERCICIOS DE SOCIOLOGIA PARA ESTUDO 3º ANOS E.E. RUI BARBOSA 24/03/13


EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

 
O Mercosul é um processo de integração econômica regional que objetiva a construção de um
 
01)  O objeto do Estudo do Direito Constitucional é:
a)o povo;
b)      o Estado;
c)a Constituição;
d)     a política;
e)o governo.
 
02)  A República Federativa do Brasil tem como forma de Estado:
a)Estado Democrático de Direito;
b)      Estado Federal;
c)Estado Unitário;
d)     Estado Republicano.
 
03)  Das definições abaixo, apenas uma não é aceitável para a Constituição:
a)Conjunto de normas que organiza os elementos constitutivos do Estado;
b)      Conjunto de normas que, por sua especial importância, podem ser alteradas tanto por quorum especial quanto por maioria simples;
c)Lei fundamental do Estado;
d)     Conjunto de normas fundamentais que regula a atribuição e o domínio do Poder Público, bem como os direitos fundamentais do indivíduo;
e)Estatuto básico para a existência do Estado e que contém toda a estrutura organizacional de uma nação organizada.
 
04)  Assinale a alternativa incorreta, em relação à Constituição atual:
a)A forma federativa de Estado se constitui em cláusula pétrea;
b)      O regime de governo Presidencialista não se constitui em cláusula pétrea;
c)O Município não é entidade federativa.
d)     A soberania é um dos princípios fundamentais da República Federativa do Brasil;
e)A República, enquanto forma de governo adotada pela Constituição atual, não se constitui em cláusula pétrea.
 
05)  A Constituição Federal adota o sistema de tripartição dos poderes. Diante disso, assinale a alternativa correta:
a)A relação entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo traduz a forma de Estado adotada pela República Federativa do Brasil;
b)      Todas as entidades federativas possuem os três poderes;
c)Os Poderes da união são interdependentes e harmônicos entre si;
d)     Além das funções típicas, cada Poder pode exercer funções atípicas por deferência do texto constitucional;
e)Através de emenda à Constituição é possível a supressão do supracitado sistema.
 
06) A República, Federação e Presidencialismo são, para a Constituição de 1988, respectivamente:
a)Forma de Governo, Forma de Estado, Sistema de Governo.
b)      Forma de Estado, Sistema de Governo, Regime de Governo.
c)Sistema de Governo, Regime de Governo, Forma de Estado.
d)     Forma de Estado, Regime de Governo, Sistema de Governo.
e)      Sistema de Governo, Forma de Estado, Sistema de Estado.
 
07)  O Estado Federativo tem como características principais:
a)      Eletividade dos mandatários e temporalidade dos mandatos.
b)      Soberania e autonomia dos entes federados.
c)      Divisão de competências entre os entes federados e participação dos Estados-membros nas decisões nacionais.
d)     Representatividade dos mandatários e soberania popular.
e)      Relação rígida entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo.
 
08)  O Governo Republicano tem como traços distintivos:
a)      O acesso do povo ao poder.
b)      A divisão de competências entre as entidades federativas.
c)      A eletividade dos mandatários e a transitoriedade dos mandatos eletivos.
d)     A vitaliciedade e a hereditariedade.
e)      A centralização das decisões políticas e administrativas.
 
09)  A República Federativa do Brasil se constitui em:
a)      Estado Republicano de Direito.
b)      Estado Federativo de Direito.
c)      Nação Democrática de Direito.
d)     Estado Democrático de Direito.
e)      Estado Popular de Direito.
 
10)  São fundamentos da República Federativa do Brasil:
a)      A soberania, a autodeterminação dos povos, a cidadania, a igualdade entre os Estados.
b)      A cidadania, a dignidade da pessoa humana, a solução pacífica dos conflitos, a soberania.
c)      A soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e a livre iniciativa e o pluralismo político.
d)     A soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e a livre iniciativa e o pluripartidarismo.
e)      Todas as respostas anteriores estão corretas.
 
11)  Segundo a atual Constituição, o poder é exercido pelo povo:
a)      Exclusivamente por representantes eleitos.
b)      Por representantes eleitos e nomeados.
c)      Exclusivamente por representantes nomeados.
d)     Por representantes nomeados ou diretamente.
e)      Por representantes eleitos ou diretamente.
 
12)  Não constitui fundamento da República Federativa do Brasil:
a)      A soberania.
b)      O pluralismo político.
c)      A cidadania.
d)     A igualdade entre os Estados.
e)      A dignidade da pessoa humana.
 
13)  O plebiscito realizado no dia 21 de abril de 1993 teve como assunto:
a)      Forma de Estado e Forma de Governo.
b)      Forma de Governo e Regime de Governo.
c)      Regime de Governo e Regime Político.
d)     Forma de Governo e Forma de Estado.
e)      Regime Político e Sistema de Estado.
 
14)  Dentre outros, constitui objetivo fundamental da República Federativa do Brasil:
a)      Construir uma sociedade desenvolvida.
b)      Garantir uma sociedade justa.
c)      Erradicar a pobreza e a marginalização.
d)     Extinguir as desigualdades sociais.
e)      Extinguir qualquer forma de discriminação.
 
15) As relações internacionais da República Federativa do Brasil são regidas pelos princípios:
a)      Da autodeterminação dos povos e da defesa da paz.
b)      Da independência nacional e repúdio ao terrorismo e ao racismo.
c)      De solução pacífica dos conflitos e prevalência dos direitos humanos.
d)     De concessão de asilo político e não intervenção.
e)      Todas as alternativas estão corretas.
 
16)  Constitui objetivo fundamental da República Federativa do Brasil, no plano internacional:
a)      construir uma sociedade livre, justa e solidária.
b)      Igualdade entre os povos.
c)      Buscar a integração cultural entre os povos da América Latina.
d)     Repudiar o terrorismo e o racismo.
e)      Todas as respostas anteriores estão corretas.
 
17)  A Constituição originada de órgão composto por representantes do povo eleitos diretamente não pode ser chamada de:
a)      votada.
b)      promulgada.
c)      outorgada.
d)     popular.
e)      democrática.
 
18)  A promoção do bem-estar de todos constitui um dos:
a)      Fundamentos da República.
b)      Objetivos da República.
c)      Princípios de Ordem Internacional.
d)     Princípios de expressão da cidadania.
e)      Postulados básicos do neoliberalismo.
 
19)  Não se configura como função de uma constituição:
a)      Normatizar a constituição do Estado.
b)      Fixar a Capital Federal.
c)      Definir e limitar os Poderes Públicos.
d)     Fundamentar a ordem jurídica da comunidade.
e)      Proteger as liberdades individuais.
 
20)  São de eficácia plena e de aplicabilidade imediata as normas constitucionais:
a)      vedativas e as programáticas.
b)      que confirmam prerrogativas e aquelas que dependem de lei integrativa.
c)      as de princípio programático e as de princípio institutivo.
d)     vedativas e as que confiram imunidades, isenções e prerrogativas.
e)      as de eficácia contida e eficácia limitada.
 
21)  É critério para definir uma norma como formalmente constitucional o fato de que ela:
a)      regulamente a forma de governo adotada.
b)      preveja as espécies de lei que podem existir.
c)      discipline os procedimentos de elaboração legislativa.
d)     preveja o sistema eleitoral.
e)      esteja inserida no texto da Constituição, independente da matéria que trate.
 
22) O poder constituinte derivado de reforma com força para emendar a Constituição da República Federativa do Brasil é:
a)      inicial, incondicional e ilimitado.
b)      soberano, permanente e incondicionado.
c)      secundário, limitado e condicionado.
d)     temporário, autônomo e limitado.
e)      secundário, soberano e permanente.
 
23)  Assinale a alternativa INCORRETA:
a)      O poder constituinte originário é soberano, inicial, ilimitado e incondicional.
b)      A limitação circunstancial ao poder de reforma constitucional inibe que a Constituição Federal seja alterada diante da ocorrência de determinados eventos, como a decretação de intervenção federal, de estado de defesa ou estado de sítio.
c)      Normas constitucionais de eficácia limitada são aquelas que possuem aplicabilidade direta e imediata, com possibilidade, todavia, de terem o seu alcance reduzido por obra do legislador ordinário.
d)     Normas materialmente constitucionais são aquelas que integram a estrutura fundamental do Estado, incluídas ou não no texto constitucional.
e)      O poder derivado está sujeito a limitações quando exerce a função de regulamentar o texto constitucional.
 
24)  Não se configura como princípio de Hermenêutica Constitucional:
a)      Princípio da Supremacia Constitucional.
b)      Princípio da Máxima Efetividade.
c)      Princípio da Harmonização.
d)     Princípio da Legalidade.
e)      Princípio da Unidade Constitucional.
 
25)  A Constituição Federal de 1988, pode ser classificada como:
a)      formal, escrita, flexível, promulgada e analítica.
b)      Sintética, promulgada, rígida e dogmática.
c)      Formal, rígida, analítica e histórica.
d)     Formal, escrita, dogmática, democrática, rígida e analítica.
e)      Material, consuetudinária, semi-flexível e analítica.
 
mercado comum na América do Sul. Sobre o Mercosul, assinale a alternativa incorreta:

A)
É um acordo que regula o livre-comércio entre os países membros e entrou em vigor em 1º de janeiro de 1995.
B)
É um movimento de resistência ao processo de globalização econômica e cultural e tem como objetivo difundir a ideologia bolivariana apregoada por Hugo Chávez.
C)
É um processo de integração econômica regional que objetiva a construção de um mercado comum na América do Sul.
D)
Propõe a eliminação das barreiras tarifárias e não-tarifárias no comércio entre os países membros e a livre circulação de mão-de-obra e de capitais.
E)
É um bloco econômico fundado na década de 1990 por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.



Exercício 2: (UFPB 2009)

O MERCOSUL e outros blocos econômico-comerciais, como o PACTO ANDINO, o MERCADO COMUM CENTRO-AMERICANO, o CARICOM (Comunidade do Caribe) e a ALCA (Área de Livre Comércio das Américas), constituem tentativas de integração de alguns países latino-americanos para promover os seus interesses diante do comércio internacional.

Considerando as relações entre o MERCOSUL e outros blocos econômicos, é correto afirmar:

A)
A atual parceria entre o MERCOSUL e a União Européia representa um significativo contrapeso geopolítico ao poderio hegemônico dos Estados Unidos da América.
B)
A aproximação entre o MERCOSUL e a União Européia não é relevante para os EUA, visto que, em 1990, houve um aumento de trocas comerciais entre esse país e o MERCOSUL.
C)
Os subsídios agrícolas, fornecidos pela União Européia aos seus agricultores, au­mentam a possibilidade de competitividade dos produtores rurais do MERCOSUL.
D)
O Produto Nacional Bruto (PNB) do MERCOSUL, entre 1999 e 2001, sofreu considerável redução, devido à desvalorização das moedas do Brasil e da Argentina, apesar do alto crescimento econômico desses países.
E)
As economias latino-americanas são pouco diversificadas, dificultando, assim, um incremento das relações comerciais entre o MERCOSUL, os EUA e a União Européia.



Exercício 3: (UFPB 2008)

(Adaptado) A consolidação do MERCOSUL seguiu a ten­dência mundial de integração das nações com a criação dos blocos econômicos regionais. Ar­gentina, Brasil, Paraguai e Uruguai assinaram, em 1991, o tratado de Assunção, que constituiu o MERCOSUL. Nesse mesmo ano, instalou-se uma zona de livre-comércio, isto é, grande parcela das mercadorias produzidas nesses quatro países podia ser comercializada internamente, sem a cobrança de tarifas de importação. Com base nesse enunciado, identifique a(s) afirmativa(s) verdadeira(s):

1)
O MERCOSUL, formado por dois países emergentes e por outros dois produtores e exportadores de matéria-prima, já apre­senta uma estrutura econômica sólida e definitiva.
2)
Os EUA não têm interesse na consolidação do MERCOSUL, pois isso poderia pôr em risco o projeto ALCA.
4)
A crise econômica da Argentina, em 2001, foi um dos maiores obstáculos, até hoje, para o MERCOSUL, repercutindo negativamente nos países integrantes e ameaçando o futuro do próprio bloco.
8)
O Brasil e a Argentina já tiveram problemas nas discussões relativas aos setores automotivo e sucro-alcooleiro, o que não impediu o avanço em outras negociações dentro do MERCOSUL.
16)
A crise argentina, em 2001, causou acentuada queda do PIB dos países do MERCOSUL, mesmo assim a economia brasileira manteve-se estável, aumentando, consideravelmente, suas exportações para o Uruguai e o Paraguai.