PROFESSOR: LUIZ CARLOS ARPINI
EXECICIOS DE ESTUDO PARA PROVA DE SOCIOLOGIA 2º ANOS
ESTUDEM PESQUISEM INTERAGEM RESPONDAM AS QUESTÕES PROPOSTAS.
1- Observe os quadrinhos:
Os quadrinhos
ilustram uma forma comum de explicar a pobreza e as desigualdades sociais.
Assinale a alternativa que apresenta pressupostos utilizados pela teoria
liberal clássica para compreender a existência da pobreza e que foram também
assumidos pela personagem Susanita em suas falas.
a) As
desigualdades sociais podem ser compreendidas através da análise das relações
de dominação entre classes, que determinam o sucesso ou o fracasso dos
indivíduos.
b) A
existência da pobreza pode ser compreendida a partir do estudo das relações de
produção resultantes da exploração de uma classe sobre a outra.
c) A divisão
em classes sociais no capitalismo está baseada na liberdade de concorrência;
assim, a pobreza decorre das qualidades e das escolhas individuais.
d) O
empobrecimento de alguns setores sociais no capitalismo decorre da apropriação
privada dos meios de produção, que dificulta a ascensão social da maioria da
população.
e) O
empobrecimento de grande parte da população mundial decorre da definição pelo
imperialismo de políticas econômicas discriminatórias.
2- Em 1840, o
francês Aléxis de Tocqueville (1805-1859), autor de A democracia na América,
impressionado com o que viu em viagem aos Estados Unidos, escreveu que nos EUA,
“a qualquer momento, um serviçal pode se tornar um senhor”. Por sua vez, o
escritor brasileiro Luiz Fernando Veríssimo, autor de O analista de Bagé, disse,
em 1999, ao se referir à situação social no Brasil: “tem gente se agarrando a
poste para não cair na escala social e seqüestrando elevador para subir na
vida”.
As citações
anteriores se referem diretamente a qual fenômeno social?
a) Ao da
estratificação, que diz respeito a uma forma de organização que se estrutura
por meio da divisão da sociedade em estratos ou camadas sociais distintas, conforme
algum tipo de critério estabelecido.
b) Ao de status
social, que diz respeito a um conjunto de direitos e deveres que marcam e
diferenciam a posição de uma pessoa em suas relações com as outras.
c) Ao dos
papéis sociais, que se refere ao conjunto de comportamentos que os grupos e a
sociedade em geral esperam que os indivíduos cumpram de acordo com o status que
possuem.
d) Ao da
mobilidade social, que se refere ao movimento, à mudança de lugar de indivíduos
ou grupos num determinado sistema de estratificação.
e) Ao da
massificação, que remete à homogeneização das condutas, das reações, desejos e
necessidades dos indivíduos, sujeitando-os às idéias e objetos veiculados pelos
sistemas midiáticos.
3- Contardo
Calligaris publicou um artigo em que aborda a prática social brasileira de
denominar como doutores os indivíduos pertencentes a algumas profissões, dentre
eles médicos, engenheiros e advogados, mesmo na ausência da titulação
acadêmica. Segundo o autor, estes mesmos profissionais não se apresentam como
doutores no encontro com seus pares, mas apenas diante de indivíduos de
segmentos sociais considerados subalternos, o que indica uma tentativa de
intimidação social, servindo para estabelecer uma distância social, lembrando a
sociedade de castas. A questão levantada por Contardo Calligaris aborda
aspectos relacionados à estratificação social, estudada, entre outros, pelo
sociólogo alemão Max Weber.
De acordo com
as idéias weberianas sobre o tema, é correto afirmar:
a) As
sociedades ocidentais modernas produzem uma estratificação social
multidimensional, articulando critérios de renda, status e poder.
b) Médicos,
engenheiros e advogados são designados de doutores porque suas profissões
beneficiam mais a sociedade que as demais.
c) A
titulação acadêmica objetiva a intimidação social e a demarcação de hierarquias
que culminem em uma sociedade de castas.
d) A
intimidação social perante os subalternos expressa a materialização das castas
nas sociedades modernas ocidentais.
e) Nas
sociedades modernas ocidentais, a diversidade das origens, das funções sociais
e das condições econômicas são critérios anacrônicos de estratificação.
4- Leia o
texto a seguir:
Unamo-nos
para defender os fracos da opressão, conter os ambiciosos e assegurar a cada um
a posse daquilo que lhe pertence, instituamos regulamentos de justiça e de paz,
aos quais todos sejam obrigados a conformar-se, que não abram exceção para
ninguém e que, submetendo igualmente a deveres mútuos o poderoso e o fraco,
reparem de certo modo os caprichos da fortuna. (ROUSSEAU, J-J. Discours sur
l’origine de l’inegalité. Apud NASCIMENTO, M. M. Rousseau: da servidão à
liberdade. In WEFORT, F.
(Org). Os
clássicos da política, v. 1. São Paulo: Ática, 1989. P. 195.).
De acordo com
o texto e com os conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa que
reproduz a relação que Rousseau estabelece entre as idéias de Contrato Social e
Desigualdade.
a) O Contrato
Social, uma imposição do soberano sobre seus súditos, elimina a liberdade
natural e faz aumentar a fortuna dos fortes e opressão sobre os fracos.
b) O Contrato
Social, obrigações impostas pelos fortes para serem cumpridas pelos mais
fracos, amplia a desigualdade e a discórdia social.
c) O Contrato
Social, regulamento aplicado a todos, divide igualmente a riqueza e as posses
dos fortes entre os mais fracos para poder promover a igualdade social.
d) O Contrato
Social, um pacto legítimo, permite aos homens, em troca de sua liberdade
natural, a vida em concórdia, ao estabelecer obrigações comuns a todos e
equiparar as diferenças que a sorte fez favorecer a uns e não a outros.
e) O Contrato
social, um pacto de defesa dos mais fracos, elimina a desigualdade, ao submeter
os ricos ao poder dos fracos e assim permite que as posses sejam igualmente
distribuídas.
5 Leia a
letra da canção.
“Tinha eu 14
anos de idade quando meu pai me chamou
Perguntou-me
se eu queria estudar filosofia
Medicina ou
engenharia
Tinha eu que
ser doutor
Mas a minha
aspiração era ter um violão
Para me
tornar sambista
Ele então me
aconselhou:
‘Sambista não
tem valor nesta terra de doutor’
E seu doutor,
o meu pai tinha razão
Vejo um samba
ser vendido, o sambista esquecido
O seu
verdadeiro autor
Eu estou
necessitado, mas meu samba encabulado
Eu não vendo
não senhor!”
(Canção “14
anos” de Paulinho da Viola, do álbum Na Madrugada, 1966).
De acordo com
a letra da canção, assinale a alternativa correta.
a) O sambista
vê na comercialização do samba, ou seja, na sua mutação em mercadoria, um
processo que valoriza mais o criador que a coisa produzida.
b) Os termos
‘sambista’ e ‘doutor’ servem para qualificar e/ou desqualificar os indivíduos
na rigorosa hierarquia social vigente no Brasil.
c) A
filosofia, enquanto conhecimento humanístico voltado à crítica social, é
desqualificada em relação aos conhecimentos direcionados às profissões
liberais.
d) Para o
sambista, o valor objetivo da música como mercadoria, medido pelo
reconhecimento econômico, é mais relevante do que sua condição de criação
artística subjetiva.
e) A
expressão ‘terra de doutor’ está relacionada à disseminação generalizada dos
cursos superiores no Brasil, responsáveis por uma elevação do nível cultural
dos setores populares.
6- Inverno
2008) Ao longo da história, várias sociedades foram marcadas por profundas
desigualdades sociais e políticas, motivando diferentes interpretações sobre
elas. Assinale o que for correto.
01) Para
Rousseau, o contrato social teria por objetivo alcançar o bem comum,
estabelecendo-se um pacto em que os indivíduos estariam igualmente submetidos à
vontade geral da sociedade.
02) O
pensamento liberal interpreta as diferenças sociais como o resultado da
desigual apropriação dos meios de produção, do capital e da força de trabalho e
considera que essa situação leva à dominação entre os indivíduos.
04) Nas
décadas de 1950 e 1960, o Brasil passou por um processo de industrialização,
mas sem sair do subdesenvolvimento devido às características de seu modelo de
crescimento industrial, que gerou uma acumulação altamente concentrada da
riqueza.
08) A partir
de 1970, o governo brasileiro conseguiu diminuir as desigualdades no país
mediante um desenvolvimento com custo social reduzido, a desconcentração da
renda, a absorção da mão-de-obra economicamente ativa e o fim da inflação.
16) Segundo
Karl Marx, na sociedade capitalista, o operário cria as mercadorias e
apropria-se de uma parcela da sua produção, eliminando as desigualdades
sociais.
7- (UEM –
Inverno 2008) Em termos sociológicos, assinale o que for correto sobre o conceito
de classes sociais.
01) Sua
utilização visa explicar as formas pelas quais as desigualdades se estruturam e
se reproduzem nas sociedades.
02) De acordo
com Karl Marx, as relações entre as classes sociais transformam-se ao longo da
história conforme a dinâmica dos modos de produção.
04) As
classes sociais, para Marx, definem-se, sobretudo, pelas relações de cooperação
que se desenvolvem entre os diversos grupos envolvidos no sistema produtivo.
08) A
formação de uma classe social, como os proletários, só se realiza na sua
relação com a classe opositora, no caso do exemplo, a burguesia.
16) A
afirmação “a história da humanidade é a história das lutas de classes” expressa
a idéia de que as transformações sociais estão profundamente associadas às
contradições existentes entre as classes.
8- (UFUB)
Rousseau, um dos ideólogos da Revolução Francesa, ao tratar da questão da
cidadania, concebe os cidadãos como elementos ativos, participantes da
autoridade soberana do Estado. Considerando-se que, para ele, a igualdade é
condição fundamental para que se possa viver em liberdade, pode-se dizer que,
no Brasil, hoje, segundo a lógica do pensamento rousseauniano:
A) Vivemos
sob um regime democrático, pois, além da igualdade de todos perante a lei,
existe plena liberdade de organização partidária.
B) Estamos
longe de viver sob um regime democrático, tendo em vista as disparidades
econômico-sociais expressas na concentração de renda, o que acabava viciando o
processo político de tomada de decisões.
C) Vivemos
sob um regime democrático, atestado pelo funcionamento do sistema
democrático-parlamentar, condição essencial para a representação da vontade
geral.
D) Estamos
longe de viver sob um regime democrático, pois este só será lançado quando os
interesses particulares forem efetivamente respeitados, sem sofrer qualquer
interferência do Estado.
9- (UFUB) Sobre
as relações sociais estabelecidas entre os homens no processo de produção
capitalista, podemos afirmar que:
I – se
caracteriza por serem relações de exploração, antagonismo e oposição.
II – as
relações estabelecidas entre as classes sociais são complementares, pois só
existe em relação à outra.
III – dividem
os homens entre proprietários e não-proprietários dos meios de produção.
IV – as
desigualdades não constituem a base de formação das classes sociais.
V – entre o
capitalista e o trabalhador há uma relação de igualdade, pois ambos são
vendedores de sua força de trabalho.
Selecione a
alternativa correta:
A) I, II e
III estão corretas.
B) III, IV e
V estão corretas.
C) II, III e
IV estão corretas.
D) I, III e
IV estão corretas.
10- De acordo com a teoria de Marx, a desigualdade
social se explica:
A) Pela
distribuição da riqueza de acordo com o esforço de cada um no desempenho de seu
trabalho.
B) Pela
divisão da sociedade em classes sociais, decorrente da separação entre
proprietários e não-proprietários dos meios de produção.
C) Pelas
diferenças de inteligência e habilidade inatas dos indivíduos, determinadas
biologicamente.
D) Pela
apropriação das condições de trabalho pelos homens mais capazes em contextos
históricos, marcados pela igualdade de oportunidades.
11- O etnocentrismo pode ser definido como uma “atitude emocionalmente condicionada que leva a considerar e julgar sociedades culturalmente diversas com critérios fornecidos pela própria cultura. Assim, compreende-se a tendência para menosprezar ou odiar culturas cujos padrões se afastam ou divergem dos da cultura do observador que exterioriza a atitude etnocêntrica. (...) Preconceito racial, nacionalismo, preconceito de classe ou de profissão, intolerância religiosa são algumas formas de etnocentrismo”. (WILLEMS, E. Dicionário de Sociologia. Porto Alegre: Editora Globo, 1970. p. 125.)
Com base no texto e nos conhecimentos de sociologia, assinale a
alternativa cujo discurso revela uma atitude etnocêntrica:
a) A existência de culturas subdesenvolvidas relaciona-se à presença, em sua formação, de etnias de tipo incivilizado.
b) Os povos indígenas possuem um acúmulo de saberes que podem influenciar as formas de conhecimentos ocidentais.
c) Os critérios de julgamento das culturas diferentes devem primar pela tolerância e pela compreensão dos valores, da lógica e da dinâmica própria a cada uma delas.
d) As culturas podem conviver de forma democrática, dada a inexistência de relações de superioridade e inferioridade entre as mesmas.
e) O encontro entre diferentes culturas propicia a humanização das relações sociais, a partir do aprendizado sobre as diferentes visões de mundo.
12- Observe os quadrinhos a seguir:
a) A existência de culturas subdesenvolvidas relaciona-se à presença, em sua formação, de etnias de tipo incivilizado.
b) Os povos indígenas possuem um acúmulo de saberes que podem influenciar as formas de conhecimentos ocidentais.
c) Os critérios de julgamento das culturas diferentes devem primar pela tolerância e pela compreensão dos valores, da lógica e da dinâmica própria a cada uma delas.
d) As culturas podem conviver de forma democrática, dada a inexistência de relações de superioridade e inferioridade entre as mesmas.
e) O encontro entre diferentes culturas propicia a humanização das relações sociais, a partir do aprendizado sobre as diferentes visões de mundo.
12- Observe os quadrinhos a seguir:
Fonte: HENFIL. Fradim. Rio de Janeiro: Codecri, [197-], p. 3.
Nos
quadrinhos o cartunista faz uma ironia sobre a perspectiva adotada pelos
‘civilizados’ em relação aos ameríndios. Por intermédio dessa ironia, Henfil
revela práticas contumazes dos ditos ‘civilizados’. Sobre essas práticas,
analise as afirmativas a seguir.
I. As
práticas dos ‘civilizados’ expressam uma postura de relativismo cultural, pois
os aspectos da cultura ameríndia são abordados em seu próprio contexto.
II. A
disposição de assimilar os ameríndios à ‘civilização’ é um sinal evidente de
negação do direito à diferença cultural.
III. Os
‘civilizados’ se propõem a estabelecer uma relação simétrica com a sociedade
dos ameríndios.
IV. Os
ameríndios são vistos pelos ‘civilizados’ sobretudo pela ausência do que é
natural para os próprios civilizados.
Estão
corretas apenas as afirmativas:
a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) I, III,
IV.
e) II, III,
IV.
13- O significado da palavra cultura esteve vinculado à terra até o
século XVIII. Com o Iluminismo, o termo passa a definir uma característica do
homem. Essa mudança de perspectiva só foi possível graças:
a) à
descoberta da teoria da evolução das espécies e à afirmação de que o homem era
descendente dos macacos;
b) à
imposição da Igreja para que se aceitasse a ideia de cultura como uma
característica humana;
c) à
descoberta de novos mundos, como a América, que colocou o homem em contato com
povos diferentes do europeu;
d) ao
desenvolvimento da ciência e à descoberta de novas formas de produção de
alimentos;
e) a uma nova
concepção de mundo, segundo a qual o homem passou a ser o centro do universo, e
não mais Deus;
14- O conceito antropológico de cultura define o termo como:
a) um
elemento que aproxima os homens dos animais;
b) uma função
orgânica do homem;
c) um
elemento que garante a homogeneidade entre os povos;
d) um traço
distintivo do homem, mas que não é homogêneo;
e) as
capacidades e os hábitos esquecidos pelo homem;
15- Assinale a opção que indica o emprego correto do conceito de cultura
na perspectiva da antropologia:
a) A cultura
diz respeito aos atributos a - históricos que singularizam um povo;
b) A cultura
de um povo é determinada pelo meio natural;
c) A cultura
é herdada biologicamente e condiciona o comportamento dos povos;
d) A cultura
é uma forma de linguagem que tem origem simbólica;
16- O fato de o homem ver o mundo através de sua cultura tem como
conseqüência a propensão para considerar o seu modo de vida como o mais correto
e o mais natural. Essa tendência se denomina:
a) egocentrismo
b) heliocentrismo
c) heterocentrismo
d) etnocentrismo
17- Sobre a cultura brasileira no século XX, são corretas as afirmações
que seguem:
(01) Após a Segunda Guerra Mundial, a civilização ocidental passou por
grandes transformações de comportamento, cujos reflexos podem ser notados no
Brasil: consumo de eletrodomésticos, indústria automobilística, mudanças na
moda e nos hábitos alimentares.
(02) A Bossa Nova, como parte do movimento cultural ocidental do século
XX, surgiu no Brasil e teve, através das músicas de Tom Jobim, João Gilberto e
outros, grande repercussão mundial.
(04) “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, título de um filme do cineasta
Glauber Rocha, desenvolve uma temática urbana, própria de cidades como nova
York, Berlim e Londres.
(08) Na década de 90, assistimos ao renascimento do cinema nacional com
filmes como “Sábado”, “Quatrilho”, “Carlota Joaquina”, “O Guarani”, “O Baile
Perfumado” e “Central do Brasil”.
(16) Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade fizeram parte do movimento
modernista brasileiro.
Soma: _______
18- (UFUB) “Todo sistema cultural tem sua própria lógica e não passa de
um ato primário de etnocentrismo tentar transferir a lógica de um sistema para
outro”. (LARAIA, Roque. Cultura: Um conceito antropológico. 8 ed., Rio de
Janeiro. Jorge Zahar, 1993).
Considerando o texto acima, marque a alternativa correta acerca das
afirmações a seguir:
I - As sociedades tribais são tão eficientes para produzir cultura quanto
qualquer outra, mesmo quando não possuem certos recursos culturais presentes em
outras culturas.
II - As sociedades selvagens são capazes de produzir cultura, mas estão
mal adaptadas ao ambiente e, por isso, algumas nem sequer possuem o Estado.
III - As chamadas sociedades indígenas são dotadas de recursos materiais
e simbólicos eficientes para produzir cultura como qualquer outra,
faltando-lhes apenas uma linguagem própria.
IV - As chamadas sociedades primitivas conseguiram produzir cultura
plenamente, ao longo do processo evolutivo, quando instituíram o Estado e as
instituições escolares.
<!--[if !supportLists]-->a)<!--[endif]-->I e II estão
corretas.
<!--[if !supportLists]-->b)<!--[endif]-->Apenas I está
correta.
<!--[if !supportLists]-->c)<!--[endif]-->I e III estão
corretas.
d)<!--[endif]-->I e IV estão corretas.
19- (Uel – 2004)
“As práticas religiosas indígenas, contudo, não desapareceram, convivendo com o
pensamento cristão. O mesmo ocorreu com os negros vindos da África, que
trouxeram para cá sua cultura religiosa [...] Uma prova da mistura e da
presença das várias tradições culturais e religiosas no Brasil era a chamada
‘bolsa de mandinga’, pequeno recipiente no qual se guardavam vários amuletos
com o objetivo de oferecer proteção e sorte a quem a carregava. Dentro da bolsa
encontravam-se objetos das culturas européias, africana e indígena, podendo
conter enxofre, pólvora, pedras, osso de defunto, papéis com dizeres religiosos
ou símbolos, folhas, alho e outros elementos que variavam conforme o uso a que
ela se destinava”. (MONTELLATO, Andrea. História temática: diversidade
cultural e conflitos. São Paulo: Scipione, 2000. P. 145.)
É correto afirmar que o texto refere-se a:
a) Um
processo chamado de aculturação em que os grupos abandonam suas tradições.
b) Uma forma
de organizar as diferenças que os homens percebem na natureza e no mundo
social.
c) Um
processo de ressignificação de elementos culturais tendo como resultado uma
nova configuração.
d) Um
movimento de eliminação de determinadas culturas quando transpostas para fora
da sua área de origem.
e) Um
movimento de imitação de costumes estrangeiros, inerente aos países
periféricos.
20- (UEL – 2005) No
Brasil e em outros países, o etnocentrismo fundamentou muitas práticas
etnocidas e genocidas, oficiais e não-oficiais, contra populações culturalmente
distintas das de origem européia, cristã e ocidental, principalmente indígenas
e africanas. Discriminação de etnia e de classe social também se inclui entre
as formas de etnocentrismo. Com base no
texto e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa que apresenta
uma interpretação contrária ao etnocentrismo.
a) “Quando
nos referimos a uma raça, não individualizamos tipos dela, tomamo-la em sua
acepção mais lata. E assim procedendo vemos que a casta negra é o atraso; a
branca o progresso, a evolução[...]” (Revista Brazil Médico, 1904.)
b) “Esta Lei
regula a situação jurídica dos índios ou silvícolas e das comunidades
indígenas, com o propósito de preservar a sua cultura e integrá-los,
progressiva e harmoniosamente, à comunhão nacional”. (Estatuto do Índio, Lei No
6001 de 19 de dezembro de 1973, Artigo 1º, ainda em vigor.)
c) As
sociedades humanas se desenvolvem por estádios ou estados que vão sendo
superados sucessivamente: o estado teológico, o metafísico e o positivo.
Os povos indígenas e as etnias afro-brasileiras encontram-se nos estádios teológico
ou metafísico e, por essa razão, permanecem nos estratos sociais
inferiores e marginais de nossa sociedade. (Baseado em Augusto Comte.)
d)
“[...]segundo o que até aqui escrevi acerca dos Coroados [Kaingang] dos Campos
Gerais, é evidente que, no seu estado selvagem, são eles superiores em
inteligência, indústria e previdência a muitos outros povos indígenas, e talvez
até em beleza. Dada essa circunstância, dever-se-ia pôr todo o empenho em
aproximá-los dos homens de nossa raça e, após, encorajar os casamentos mistos
entre eles e os paulistas pobres [...]. Devo dizer, porém, que é mais fácil
matar e reduzir os Coroados à escravidão, do que despender tais esforços em seu
favor”. (Saint- Hilaire, V. E. Viagem à Comarca de Curitiba –1820.)
e) “O Estado
garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes
da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das
manifestações culturais. 1- O Estado protegerá as manifestações das culturas
populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes
do processo civilizatório nacional”. (Constituição Federal de 1988 na Seção II
– Da Cultura, Art. 215.)
21- (UEM – Inverno 2008)
Em termos sociológicos, assinale o que for correto sobre o conceito de classes
sociais.
01) Sua utilização visa explicar as formas pelas quais as desigualdades se estruturam e se reproduzem nas sociedades.
02) De acordo com Karl Marx, as relações entre as classes sociais transformam-se ao longo da história conforme a dinâmica dos modos de produção.
04) As classes sociais, para Marx, definem-se, sobretudo, pelas relações de cooperação que se desenvolvem entre os diversos grupos envolvidos no sistema produtivo.
08) A formação de uma classe social, como os proletários, só se realiza na sua relação com a classe opositora, no caso do exemplo, a burguesia.
16) A afirmação “a história da humanidade é a história das lutas de classes” expressa a idéia de que as transformações sociais estão profundamente associadas às contradições existentes entre as classes.
22- (UEM – Verão 2008) Leia o texto a seguir:
“Desde o início a criança desenvolve uma interação não apenas com o próprio corpo e o ambiente físico, mas também com outros seres humanos. A biografia do indivíduo, desde o nascimento, é a história de suas relações com outras pessoas. Além disso, os componentes não sociais das experiências da criança estão entremeados e são modificados por outros componentes, ou seja, pela experiência social.” (BERGER, Peter L. e BERGER, Brigitte. “Socialização: como ser um membro da sociedade”. In FORACCHI, Marialice M. e MARTINS, José de Souza. Sociologia e Sociedade. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1977, p. 200).
Podemos concluir do texto que
01) os indivíduos, desde o nascimento, são influenciados pelos valores e pelos costumes que caracterizam sua sociedade.
02) a relação que a criança estabelece com o seu corpo não deveria ser do interesse das ciências biológicas, mas apenas da sociologia.
04) o fenômeno tratado pelo autor corresponde ao conceito de socialização, que designa o aprendizado, pelos indivíduos, das regras e dos valores sociais.
08) as experiências individuais, até mesmo aquelas que parecem mais relacionadas às nossas necessidades físicas, contêm dimensões sociais.
16) o desconforto físico que uma criança sente, como a fome, o frio e a dor, pode receber dos adultos distintas respostas de satisfação, dependendo da sociedade na qual eles estão inseridos.
23- (UEL- 2006) “Três grandes dimensões fundamentam o vínculo social. Primeiro, a complementaridade e a troca: a divisão do trabalho social cria diferenças com base na complementaridade, o que permite aumentar as trocas. Em segundo lugar, o sentimento de pertença à humanidade que nos leva a reforçar nossos vínculos com os outros seres humanos: força da linhagem, do vínculo sexual e familiar; afirmação de um destino comum da humanidade por grandes sistemas religiosos e metafísicos. Por fim, o fato de viver junto, de partilhar uma mesma cotidianeidade; a proximidade surge então como produtora do vínculo social e o camponês sedentário como o ser social por excelência.” (BOURDIN, Alain. A questão local. Rio de Janeiro: DP&A, 2001 p. 28.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar:
a) A divisão do trabalho social na sociedade contemporânea desagrega os vínculos sociais.
b) Os sistemas religiosos e metafísicos são fatores de isolamento social, por resultarem de criações subjetivas dos indivíduos.
c) O cotidiano das pequenas cidades e do mundo campesino favorece a criação de vínculos sociais.
d) Pela ausência da cotidianeidade, as grandes metrópoles deixaram de ser lugares de complementaridade e de trocas.
e) O forte sentimento de pertencer à humanidade desmantela a noção de comunidade e minimiza o papel da afetividade nas relações sociais.
24- (UEL - 2003) Um jovem que havia ingressado recentemente na universidade foi convidado para uma festa de recepção de calouros. No convite distribuído pelos veteranos não havia informação sobre o traje apropriado para a festa. O calouro, imaginando que a festa seria formal, compareceu vestido com traje social. Ao entrar na festa, em que todos estavam trajando roupas esportivas, causou estranheza, provocando risos, cochichos com comentários maldosos, olhares de espanto e de admiração. O calouro não estava vestido de acordo com o grupo e sentiu as represálias sobre o seu comportamento. As regras que regem o comportamento e as maneiras de se conduzir em sociedade podem ser denominadas, segundo Émile Durkheim (1858-1917), como fato social.
Considere as afirmativas abaixo sobre as características do fato social para Émile Durkheim.
I. O fato social é todo fenômeno que ocorre ocasionalmente na sociedade.
II. O fato social caracteriza-se por exercer um poder de coerção sobre as consciências individuais.
III. O fato social é exterior ao indivíduo e apresenta-se generalizado na coletividade.
IV. O fato social expressa o predomínio do ser individual sobre o ser social.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas as afirmativas I e II são corretas.
b) Apenas as afirmativas I e IV são corretas.
c) Apenas as afirmativas II e III são corretas.
d) Apenas as afirmativas I, III e IV são corretas.
e) Apenas as afirmativas I, II e IV são corretas.
25- (UEL – 2004) O texto a seguir refere-se à situação dos apátridas na
2ª Guerra Mundial:
“O que era sem precedentes não era a perda do lar, mas a impossibilidade de encontrar um novo lar. De súbito revelou-se não existir lugar algum na terra aonde os emigrantes pudessem se dirigir sem as mais severas restrições, nenhum país ao qual pudessem ser assimilados, nenhum território em que pudessem fundar uma nova comunidade própria [...] A calamidade dos que não têm direitos não decorre do fato de terem sido privados da vida, da liberdade ou da procura da felicidade, nem da igualdade perante a lei ou da liberdade de opinião – fórmulas que se destinavam a resolver problemas dentro de certas comunidades – mas do fato de já não pertencerem a qualquer comunidade [...] A privação fundamental dos direitos humanos manifesta-se, primeiro e acima de tudo, na privação de um lugar no mundo que torne a opinião significativa e a ação eficaz. Algo mais fundamental do que a liberdade e a justiça, que são os direitos do cidadão, está em jogo quando deixa de ser natural que um homem pertença à comunidade em que nasceu.” (ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo: anti-semitismo, imperialismo, totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. p. 227, 229, 230.)
Com base no texto, é correto afirmar:
a) Obter o reconhecimento por uma comunidade é condição básica para o gozo de direitos.
b) A condição em que se encontra o apátrida é igual à condição de escravo.
c) Ser privado da vida é menos importante que ser privado da liberdade.
d) Ao apátrida é garantida ressonância às suas opiniões mais significativas.
e) Ser um apátrida é ser reconhecido como um indivíduo com direitos fora de seu país de origem.
26- (UEL – 2005) Emile Durkheim observa que uma condição fundamental para que a sociedade possa existir é a presença de um consenso social. Pois sem consenso não há cooperação entre os indivíduos e, portanto, não há vida social. Este consenso é garantido pelo meio moral que compartilhamos, o qual, por sua vez, é produzido pela cooperação entre os indivíduos através de um processo de interação que Durkheim chamou de divisão do trabalho social. Desse modo, conforme o tipo de divisão do trabalho social que predomina na vida coletiva numa determinada época tem-se um tipo diferente de solidariedade entre os indivíduos. Durkheim destaca dois tipos de solidariedade: a mecânica e a orgânica. No Brasil, por exemplo, nota-se a influência das idéias positivistas em boa parte de sua legislação. (Adaptado de: RODRIGUES, Alberto T. Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. p.27-28.) Considere as afirmativas a seguir, que apresentam artigos e parágrafos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT- Edição de 1988) e da Constituição de 1988.
I. “[São condições para o funcionamento do Sindicato:] a proibição de qualquer propaganda de doutrinas incompatíveis com as instituições e os interesses da
Nação [...]”.
II. “[São prerrogativas dos Sindicatos:] colaborar com o Estado, como órgãos técnicos e consultivos, no estudo e solução dos problemas que se relacionam
com a respectiva categoria ou profissão liberal”.
III. “[Dos direitos e deveres individuais e coletivos:] a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorização, sendo
vedada a interferência estatal em seu funcionamento”.
IV. “[Da Organização Sindical:] A solidariedade de interesses econômicos dos que empreendem atividades idênticas, similares ou conexas constitui o vínculo social básico que se denomina aqui categoria econômica”.
Remetem ao conceito de solidariedade orgânica, apenas as afirmativas:
a) I e III.
b) I e IV.
c) II e III.
d) I, II e IV.
e) II, III e IV.
27- (UEL – 2005) “A despeito de se viver na era dos direitos, são significativos os homicídios no mundo inteiro, as condições sub-humanas a que são submetidas centenas de milhões de pessoas [...]. No Brasil, aí estão assassínios praticados por graúdos mandantes que se servem de pistoleiros profissionais, trabalho escravo, tráfico de mulheres, menores para prostituição, a deplorável guerra do tráfico de drogas e as chacinas em grandes cidades brasileiras, em pleno século XXI [...]. Pelo número de concepções, leis, tratados, etc., está-se na era dos direitos. No plano da efetivação dos direitos, para utilizar a expressão de Lipovetsky [...], não se estaria na era do vazio [de direitos]?” [Situações sociais desse tipo são analisadas por alguns sociólogos a partir da consideração de que nos encontramos em] “uma condição social em que as normas reguladoras do comportamento perderam a sua validade, [onde] a eficácia das normas está em perigo”. (Folha de São Paulo, São Paulo, 30 ago. 2004. p. A 3.)
Assinale a alternativa que indica o conceito utilizado por Emile Durkheim (1858-1917) para definir uma “condição social” do tipo descrito no texto.
a) Anomia.
b) Fato social.
c) Coerção social.
d) Consciência coletiva.
e) Conflito social.
28- (UEL – 2006) “Na raiz de nossos julgamentos existe um certo número de noções essenciais que dominam toda a vida intelectual; são aquelas que os filósofos chamam de categorias do entendimento: noções de tempo, de espaço, de gênero, de número, de causa, de substância, de personalidade etc. [...] Mas, se, como pensamos, as categorias são representações essencialmente coletivas, traduzem antes de tudo estados da coletividade: elas dependem da maneira pela qual esta é constituída e organizada, de sua morfologia, de suas instituições religiosas, morais, econômicas etc.” (DURKHEIM, Émile. Sociologia. São Paulo: Ática, 1981. p. 154-157.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que a noção de categorias do entendimento compreende:
a) Os estados emocionais fugazes dos indivíduos de distintas sociedades.
b) Aquelas representações cuja formação é exterior às instituições religiosas, morais e econômicas.
c) O modo como a sociedade vê a si mesma nos modos de agir e pensar coletivos.
d) A tradução de estados mentais dos indivíduos portadores de distintas visões de mundo.
e) As noções incomuns à vida intelectual de uma sociedade que deturpa os julgamentos dos sujeitos.
29- (UEL – 2004) O sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917) considera a “comunhão de valores morais” a condição fundamental e primeira para a construção da coesão social. Para ele, a moral (conjunto de valores e juízos direcionados à vida em comum) é o amálgama que une os indivíduos à vida em grupo. A moral traça as orientações da conduta ideal para as pessoas, e parte do seu conteúdo se materializa em normas e regras. Durkheim afirma o papel do regulamento moral para a integração social, insistindo que a moral é o mínimo indispensável, sem o qual as sociedades não podem viver em harmonia. Esses pressupostos, a respeito das condições para o bom convívio dos indivíduos numa coletividade, permitem a formulação de uma avaliação específica sobre o problema da criminalidade violenta praticada por jovens no Brasil, hoje.
Indicam-se, a seguir, algumas possíveis propostas de ação para enfrentar esse problema. Assinale a alternativa que está em conformidade imediata com os pressupostos sociológicos mostrados no texto.
a) Priorizar o combate ao narcotráfico, ao crime organizado, aos esquadrões da morte e a unificação das polícias.
b) Estimular a produção econômica para a geração de empregos, enfatizando aqueles voltados à população de 15 a 24 anos.
c) Promover a instituição familiar; reforçar o papel socializador da escola com ênfase na educação para a paz e para a cidadania e melhorar o funcionamento do sistema legal.
d) Detectar antecipadamente os jovens portadores de personalidade irritável, impulsiva e impaciente e providenciar o tratamento terapêutico como política pública.
e) Investir no controle da natalidade, reduzindo o número de nascimentos a médias compatíveis com os índices de desenvolvimento econômico previstos
30- (UEL – 2006) Ao receber um convite para uma festa de aniversário, é comum que o convidado leve um presente. Reciprocamente, na festa de seu aniversário, este indivíduo espera receber presentes de seus convidados. Do mesmo modo, se o vizinho nos convida para o casamento de seu filho, temos certa obrigação em convidá-lo para o casamento do nosso filho. Nos aniversários, nos casamentos, nas festas de amigo-secreto e em muitas outras ocasiões, trocamos presentes. Segundo o sociólogo francês Marcel Mauss, a prática de “presentear” é algo fundamental a todas as sociedades: segundo ele, a relação da troca, esta obrigatoriedade de dar, de receber e de retribuir é mais importante que o bem trocado.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir.
I. O ato de presentear instaura e reforça as alianças e os vínculos sociais.
II. A troca de presentes cria e alimenta um circuito de comunicação nas sociedades.
III. O lucro obtido a partir dos bens trocados é o que fundamenta as relações de troca de presentes.
IV. O presentear como prática social originou-se quando da consolidação do modo capitalista de produção.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e II.
b) I e III.
c) III e IV.
d) I, II e IV.
e) II, III e IV.
gabarito
ResponderExcluir1-C / 2-D / 3-A / 4-D / 5-B / 6- Resposta: 01 E 04 = 05 / 7 respost 01-02-08-16 = 27/
8-B / 9-A / 10-B / 11- A / 12- C/ 13-E / 14-D/ 15-D/ 16-D/ 17-(01+02+08+16)=27 / 18-B/ 19-C/
20-E/21- (01+02+08+16)=27/22-(01+04+08+16)=29/23-C/24-C/25-A/26-D/27-A/28-C/29-C/
30-A/
Pq não e a Letra "B" ?
ExcluirDa Questão 2 pq não é a letra "B"?
ResponderExcluirA questão 5 trata em uma de suas alternativas que o Brasil em sua substituição de importações como resultado de sua rápida industrialização sem sair de seu subdesenvolvimento, NÃO gerou acumulação altamente concentrada de riquezas. Foi justamente através desse modelo de industrialização, acelerado e não programado que as desigualdades sociais no Brasil dispararam. Alguém pode explicar pq a alternativa está errada?
ResponderExcluirQuestão 12 porque é a C
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