domingo, 24 de março de 2013

EXERCICIOS DE FILOSOFIA 3ºANOS FAVOR ESTUDAR A INTERNET NÃO PARTICIPA DE PROVAS


CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 20, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

11. Na linguagem comum e mesmo na culta, segundo Boff (2003), ética e moral são sinônimas. Identificamos a ética com a moral pelo fato de terem as mesmas origens etimológicas. Mas a ética distingue-se da moral. Podemos afirmar que a origem etimológica de ética e moral é, respectivamente:
A) "ethos" e "mores", ambos com o significado de "morada humana" ou "modo de ser".
B) "ethos" e "pathos", ambos com o significado de "modo de ser" ou "costumes".
C) "mores" e "ethos", ambos com o significado de "morada humana" ou "modo de ser".
D) "mores" e "pathos", ambos com o significado de "costumes" ou "morada humana".

12. Podemos afirmar que a moral distingue-se da ética pelas seguintes características:
A) situa-se no plano teórico e reflexivo e pauta-se em princípios universais.
B) situa-se no plano das práticas sociais, sendo um fenômeno complexo e pauta-se em princípios universais.
C) situa-se no plano das práticas sociais, sendo um fenômeno particular e plural.
D) situa-se no plano teórico-reflexivo, sendo um fenômeno singular e plural.

13. A sociedade contemporânea defronta-se com acontecimentos como a intolerância étnica e situações de desigualdades e injustiças sociais crescentes, provenientes das contradições do capitalismo e do processo da globalização econômica, que demarcam a existência de uma crise paradigmática no campo da ciência e que interfere na política, na cultura, na educação e nas práticas sociais. Estamos saindo do século "das certezas" para o "das dúvidas", constituindo-se a ética uma das questões fundamentais de debate no contexto da pós-modernidade. É correto afirmar que a ética, na perspectiva pós-moderna, busca superar a moral:
A) tradicional do liberalismo econômico e político, que compreende a ética como ações de solidariedade entre pessoas e de comunicações simétricas entre os indivíduos.
B) tradicional do liberalismo econômico e político, que compreende a ética como exclusiva das vontades e do livre-arbítrio de cada indivíduo, constituindo-se a organização do sistema econômico-político-jurídico uma coisa "natural" e "neutra".
C) racionalista, abstrata e individualista, que considera a organização do sistema econômico-social numa perspectiva crítica e política.
D) racionalista, abstrata e individualista, que considera como referência ética a vida humana a ser produzida, reproduzida e desenvolvida em comunidade.

14. A Ética de Dussel, denominada Ética da Libertação, difere da ética Kantiana ao estabelecer como referência ética a(s):
A) idéia de liberdade, os valores e as virtudes humanas, afirmando a racionalidade e a vontade do ser humano.
B) necessidades concretas do ser humano, os valores e as virtudes humanas e o dever-ser dos indivíduos em sociedade.
C) eticidade, afirmando a vontade, o livre-arbítrio e o dever-ser dos indivíduos em sociedade.
D) necessidades concretas do ser humano e a eticidade, afirmando a possibilidade de ser dos indivíduos em sociedade.

15. Para Aranha e Martins (2002), assim como o mito e a ciência são modos de organização da experiência humana, a arte transforma a experiência vivida em objetos de conhecimento. Nesta perspectiva, a arte se constitui em uma forma de pensamento, sendo definida como conhecimento:
A) intuitivo do mundo, vinculado ao sentimento e à imaginação.
B) imaginativo do mundo, vinculado ao sentimento e aos discursos explicativos e conceituais.
C) racional do mundo, vinculado à emoção e à imaginação.
D) intuitivo do mundo, vinculado a discursos explicativos e a representações de signos abstratos e conceituais.

16. Marcuse e Adorno, teóricos da Escola de Frankfurt, analisam criticamente o fato dos bens culturais, concretizados em obras literárias, filosóficas e de artes, pela revolução tecnológicaindustrial, terem deixado de ser objetos de luxo, destinados a uma elite, e convertidos em bens de consumo de massa. Podemos afirmar que o significado de Indústria cultural é a forma:
A) de desenvolvimento da arte na sociedade capitalista, constituindo-se em processo concreto de democratização e de justiça social.
B) de disseminar, critica e democraticamente, a arte no mercado capitalista.
C) pela qual a produção artística e cultural é organizada no contexto das relações capitalistas de produção, lançada no mercado e por este consumida como mercadoria.
D) pela qual a produção artística e cultural é organizada no contexto das relações capitalistas de produção, superando a alienação e a divisão entre a cultura erudita e a cultura de massa.

17. As concepções de educação, na visão de Oliveira (2003) expressam uma visão de ser humano, de vida, de sociedade e de mundo. Educa-se que ser humano? Para que sociedade? Na educação brasileira, encontramos tendências pedagógicas tanto reprodutivistas quanto emancipadoras. A Pedagogia Nova, assim como a Pedagogia Tradicional são classificadas como reprodutivistas alienantes, mas se distinguem em seus pressupostos filosóficos e pedagógicos. Podemos afirmar que a Pedagogia Nova tem como concepção de ser humano e como diretrizes educacionais, respectivamente:
A) ser humano como indivíduo capaz de conhecer o real, mediante uma metodologia experimental. Educação centrada na criança e no desenvolvimento de sua capacidade cognitiva e emocional.
B) ser humano como ser racional, constituído por uma essência imutável. Educação centrada na criança e no desenvolvimento de sua capacidade cognitiva e social.
C) ser humano como projeto de seus atos, indivíduo único e situado no tempo e no espaço.
Educação centrada na criança e no desenvolvimento de suas potencialidades individuais.
D) ser humano compreendido como ser social, político e de práxis. Educação centrada na criança e no desenvolvimento de sua capacidade cognitiva e política.

18. Louis Althusser considera o Estado constituído por um Aparelho Repressivo do Estado (ARE) e por Aparelhos Ideológicos do Estado (AIE). A escola é um dos aparelhos ideológicos do Estado por que:
A) transmite o saber produzido pela classe dominante, tornando-se instrumento de manutenção do status quo e das relações sociais de produção.
B) reproduz a formação dos agentes responsáveis pela operacionalização do sistema de produção, visando à transformação do status quo e das relações de produção.
C) interage o saber da classe dominante com o saber da classe dominada como estratégia de manutenção do status quo e das relações de produção.
D) mantém a ideologia do Estado, visando à democratização do saber escolar e as relações de produção.

19. A educação brasileira, em função da globalização da economia, apresenta-se fortemente demarcada pelo ideário político e social neoliberal, sendo uma de suas características ter intenções progressistas com argumentos conservadores, configurando a educação como "qualidade total". É correto afirmar que o conceito de qualidade total na educação neoliberal objetiva:
A) introduzir, no sistema educacional, mecanismos do mercado, com ênfase na livre iniciativa no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem e na busca da descentralização administrativa.
B) estabelecer uma nova mentalidade empresarial, cuja característica é a flexibilidade e a autonomia gerencial, a ênfase no currículo e a busca pela descentralização administrativa.
C) introduzir no sistema educacional mecanismos do mercado, visando ao desenvolvimento de competências técnicas, éticas e políticas dos atores educacionais, mantendo a flexibilidade no processo de avaliação.
D) estabelecer uma nova mentalidade empresarial, cuja característica é a flexibilidade e a autonomia gerencial, a ênfase no controle e na avaliação e a busca da racionalização administrativa.

20. A educação multicultural crítica contrapõe-se à educação neoliberal, trazendo para debate na educação brasileira a questão da eqüidade. É correto afirmar, como características da educação multicultural crítica:
A) respeito à diferença cultural, vista a diversidade como constitutiva da natureza humana e fator de identidade nacional.
B) respeito à diversidade cultural e ao pluralismo de idéias de forma interacionista, democrática e solidária.
C) respeito à diferença cultural, formando harmonicamente o cidadão para a tolerância e para a solidariedade, ocultando os conflitos por fatores de classe, etnia e gênero.
D) respeito à diversidade cultural e ao pluralismo de idéias de forma hegemônica, democrática e solidária.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 21 A 30, ASSINALE A ALTERNATIVA QUE CONTÉM AS AFIRMATIVAS CORRETAS.

21. Sobre a atitude espontânea do senso comum e a ciência, podemos afirmar:
I- Enquanto no senso comum o homem busca os princípios lógicos que regem o pensamento coerente; a ciência afirma que, pela magia, o homem pode libertar-se do medo e das superstições.
II- O senso comum é subjetivo, isto é, exprime sentimentos e opiniões individuais e de grupo, variando de uma pessoa para outra, ou de um grupo para outro; o conhecimento científico é objetivo, isto é, procura as estruturas universais e necessárias das coisas investigadas.
III- O senso comum é, sim, uma "visão de mundo", fragmentária e, por vezes, até contraditória, mas a teoria científica é um sistema ordenado e coerente de proposições ou enunciados.
IV- O senso comum julga útil o que dá prestígio, fama, poder e riqueza e por isso todo conhecimento só será válido se considerarmos essas pretensões; a ciência "desconfia" da veracidade de nossas certezas, de nossa adesão imediata às coisas, da ausência de crítica e da falta de curiosidade.
As afirmativas corretas são apenas:
A) I, II e III.
B) II e III.
C) II, III e IV.
D) I e IV.

22. Acerca do começo histórico da Filosofia podemos dizer:
I- Os primeiros filósofos gregos surgiram por volta de fins do século VII a.C. e durante o século VI a.C. nas colônias gregas da Ásia Menor, na região da Jônia, e ficaram conhecidos como présocráticos.
II- A Filosofia surgiu como uma explicação da produção natural das coisas por elementos e causas naturais e impessoais.
III- A invenção da política grega introduziu três aspectos novos: a idéia da lei, o surgimento de um espaço público e a estimulação de um pensamento e um discurso público. Isto foi decisivo para o começo histórico da Filosofia.
IV- A tese do "milagre grego" queria dizer que a Filosofia surgiu de forma planejada, onde os gregos utilizaram métodos sistemáticos de reflexão.
As afirmativas corretas são, apenas:
A) I, II e III.
B) II e III.
C) II, III e IV.
D) I e IV.

23. O Grande Racionalismo Clássico, na Filosofia Moderna, ficou conhecido porque:
I- Descartes, ao analisar o processo pelo qual a razão atinge a verdade, usa o recurso da dúvida metódica.
II- Descartes afirmou que a verdade, além de ser verdade de fato e de ser obtida pela indução e por experimentação, deve ter como critério sua eficácia ou utilidade.
III- através do seu Racionalismo, Descartes tornou famosa toda a sua Escola com a célebre proposição: "a existência precede a essência".
IV- Descartes introduziu uma grande modificação no pensamento moderno, segundo a qual o conhecimento verdadeiro é puramente intelectual e parte das idéias inatas.
As afirmativas corretas são, apenas:
A) I, II e III.
B) II e III.
C) II, III e IV.
D) I e IV.

24. Sobre o empirismo inglês, podemos afirmar que:
I- Segundo Locke, há duas espécies de conhecimentos: conhecimento aparente (mundo sensível) e conhecimento verdadeiro (mundo inteligível). Essa dualidade ficou conhecida, em Filosofia, pelo nome de "revolução copernicana".
II- Nossos conhecimentos começam com a experiência dos sentidos, isto é, com as sensações.
III- Locke é o iniciador da Teoria do Conhecimento propriamente dita, porque se propõe a analisar cada uma das formas de conhecimento que possuímos.
IV- Segundo Locke, há pelo menos três tipos de idéias: as idéias inatas, que são verdadeiras, as idéias adventícias, que são falsas, e as idéias fictícias, que são as nossas fantasias.
As afirmativas corretas são apenas:
A) I, II e III.
B) II e III.
C) II, III e IV.
D) I e IV.

25. Sobre o Idealismo Filosófico, podemos afirmar:
I- O Idealismo afirma que todo conhecimento emana do objeto, pois toda idéia só será verdadeira à medida que corresponde ao que as coisas realmente são e ao modo como elas são.
II- Doutrina filosófica que, na sua aproximação da realidade, coloca em primeiro lugar o modo como se processa o conhecimento na consciência de quem conhece e somente em segundo lugar a realidade que é conhecida.
III- Doutrina filosófica que afirma que somente podemos conhecer com certeza nossas idéias, ou seja, o mundo interior da nossa consciência, o mundo da subjetividade.
IV- O conhecimento tem sua origem na experiência dos sentidos. Somente posso conhecer através das minhas sensações.
As afirmativas corretas são apenas:
A) I, II e III.
B) II e III.
C) II, III e IV.
D) I e IV.

26. Segundo a dialética Idealista de Hegel, podemos afirmar:
I- O movimento da dialética se faz em três etapas: tese (afirmação), antítese (negação) e a síntese (negação da negação).
II- O mundo material é anterior ao espírito e este deriva dele.
III- O movimento é a propriedade fundamental da matéria e existe independente da consciência.
IV- O mundo é a manifestação da Idéia, "o real é racional e o racional é real".
As afirmativas corretas são apenas:
A) I, II e III.
B) II e III.
C) II, III e IV.
D) I e IV.

27. Sobre o Materialismo Dialético de Karl Marx está certo dizer:
I- O materialismo parte do princípio de que o mundo e as suas leis são incognoscíveis.
II- A dialética olha a natureza como um estado de movimento e transformação perpétuos, de renovação e desenvolvimento incessantes, em que sempre nasce e desenvolve-se qualquer coisa, desagrega-se e desaparece qualquer coisa.
III- O materialismo filosófico parte do princípio de que o mundo, pela natureza, é material, que o múltiplo fenômeno do universo são os diferentes aspectos da matéria em movimento.
IV- Ao contrário da Metafísica, a dialética olha a natureza como um todo unido, coerente, e, os objetos, os fenômenos, estão ligados organicamente entre si, dependem uns dos outros e condicionam-se reciprocamente.
As afirmativas corretas são apenas:
A) I, II e III.
B) II e III.
C) II, III e IV.
D) I e IV.

28. Sobre Filosofia Política, podemos dizer que:
I- Nicolau MAQUIAVEL recusa a figura do bom governo, encarnada no príncipe virtuoso, portador das virtudes cristãs. O príncipe precisa ter virtu, mas esta é propriamente política, referindo-se às qualidades do dirigente para tomar e manter o poder, mesmo que para isso deva usar a violência, a mentira, a astúcia e a força.
II- Para Jean-Jacques ROUSSEAU, o soberano é o governante, entendido como vontade geral, pessoa moral coletiva livre e que defende a propriedade privada; os governados se submetem às leis e à autoridade do governante e, como súditos, jamais exercem a cidadania.
III- John LOCKE desenvolve uma teoria socialista que desmistificou a política liberal. Para ele, as relações fundamentais de toda sociedade humana são as relações de produção, que correspondem a um certo estágio das forças produtivas.
IV- Para Thomas HOBBES, quando os interesses egoístas predominam, cada um se torna um lobo para o outro (homo homini lupus). As disputas provocam a guerra de todos contra todos (bellum omnium contra omnes), com graves prejuízos para a indústria, a agricultura, a navegação, o desenvolvimento da ciência e o conforto de todos.
As afirmativas corretas são apenas:
A) I, II e III.
B) II e III.
C) II, III e IV.
D) I e IV.



29. Sobre a razão instrumental, podemos dizer:
I- Segundo os frankfurtianos, a razão instrumental nasce quando o sujeito do conhecimento toma a decisão de que conhecer é dominar e controlar a Natureza e os seres humanos.
II- Na medida em que a razão se torna instrumental, a ciência vai deixando de ser uma forma de acesso aos conhecimentos verdadeiros, para tornar-se um instrumento de dominação, poder e exploração.
III- A noção de razão instrumental nos permite compreender que as idéias de progresso técnico e neutralidade científica pertencem ao campo da ideologia cientificista.
IV- A razão instrumental também foi designada com a expressão razão iluminista, pelos frankfurtianos Weber e Althusser.
As afirmativas corretas são apenas:
A) I, II e III.
B) II e III.
C) II, III e IV.
D) I e IV.

30. Que aspectos constituem a ideologia da ciência na sociedade contemporânea?
I- Sob o aspecto do cientificismo e da ilusão da neutralidade, a ciência pode e deve conhecer tudo desinteressadamente.
II- Crença no progresso e na evolução dos conhecimentos que, um dia, explicarão totalmente a realidade e permitirão manipulá-la tecnicamente, sem limites para a ação humana.
III- Crença na ciência como se fosse magia e poderio ilimitado sobre as coisas e os homens.
IV- Sob o aspecto de que o conhecimento científico procura as estruturas universais e necessárias das coisas investigadas, por isso a ciência aspira à objetividade.
As afirmativas corretas são apenas:
A) I, II e III.
B) II e III.
C) II, III e IV.
D) I e IV.

1) Ao estudarmos sobre os VALORES vimos que diante de pessoas, coisas e situações, estamos constantemente fazendo avaliações. Mostre conhecimento relacionando as colunas.
Valor
Juízo de realidade
Juízo de valor
( ) Aquilo que se pensa. Esta caneta é bonita.
( ) algo determinado pela interação entre o sujeito e o objeto.
( ) É aquilo que é o concreto. Ex: esta caneta é preta,

A) 3,2,1
B)1,2,3
C) 3,1,2
D) 2,3,1
E) 2,1,3


2)Relacione as colunas.
Moral
Sujeito moral
Ética
( )É aquele que age bem ou mal na medida em que acata ou transgride as regras morais admitidas em determinada época ou por um grupo de pessoas.
( ) Conjunto de regras que determinam o comportamento dos indivíduos em um grupo social é universal.
( )É a reflexão sobre as noções e princípios que fundamentam a vida moral, é a minha prática é individual.

A)B,A,C
B)A,B,C
C)C,B,A
D)A,C,B
E)C,A,B


3)Falando de caráter histórico e social da moral marque a opção que o conceitua.
A)O comportamento moral varia de acordo com o tempo e lugar conforme as exigências das condições nas quais as pessoas organizam-se ao estabelecerem as formas de relacionamento e as práticas de trabalho.
B)A moral não muda.
C)A moral é um conjunto de regras e deve ser seguida hoje e sempre.
D)Todas
E)Nenhuma.

4) Estudando A liberdade do sujeito moral a prendemos que A moral ao mesmo tempo que é um conjunto de regras de como deve ser o comportamento dos indivíduos de um grupo, é também a livre e consciente aceitação das normas.O ato só é moral se passar pela aceitação pessoal da norma.Marque a opção que corresponde a liberdade do sujeito moral.
A) Para que você seja um adulto independente existe a regra de ter que estudar, porém você ainda não assimilou tal importância e só o faz pressionado por seus pais ou professores.
B) Você como aluno conhecendo as regra de ter que estudar o faz sem o controle dos seus pais ou professores.
C) Você conhece as regras tem consciência de sua importância, porém em determinadas situações olha para os lados e se ninguém estiver lhe vendo age contrario a regra.
D)Todas as alternativas.
E)Nenhuma

5)Estudamos no tópico Desejo e Vontade que o que caracteriza o agir humano é a capacidade de antecipação ideal do desejo a ser alcançado. Por isso o ato moral é um ato voluntário, ou seja, um ato de vontade que decide realizar o fim proposto. Relacione as colunas.
1) Agir humano
2) Desejo
3)Vontade
4) Seguir o impulso do desejo
( )O que o caracteriza é a capacidade de antecipação ideal do resultado a ser alcançado.
( )Não resulta de uma escolha, porque surge em nós com toda a sua força e exigência de realização.
( )Consiste no poder de reflexão que antecede a realização ou não do desejo.
( )É a negação da moral e da possibilidade de qual quer vida em sociedade.

A)1,3,2,4
B)2,1,4,3
C)1,2,3,4
D)4,3,2,1
E)3,2,4,1



Nenhum comentário:

Postar um comentário